Restaurantes poderão ser obrigados a confeccionar cardápios em braile — Rádio Senado

Restaurantes poderão ser obrigados a confeccionar cardápios em braile

LOC: RESTAURANTES E HOTÉIS PODERÃO SER OBRIGADOS A CONFECCIONAR CARDÁPIOS E OUTROS INFORMATIVOS AOS SEUS CLIENTES EM LINGUAGEM BRAILE.  

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR JAYME CAMPOS, DO DEMOCRATAS DE MATO GROSSO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem hoje cerca de oitocentas mil pessoas com algum tipo de deficiência visual. Ao apresentar seu projeto, o senador Jayme Campos lembrou a necessidade de garantir a inclusão desses cidadãos na sociedade, e disse que algumas empresas já adotam medidas para facilitar a vida dos deficientes visuais. Mesmo assim, para o senador existe ainda a necessidade de uma regulamentação legal sobre o problema, para que, em todo o país, os deficientes visuais possam ter uma vida com mais conforto e autonomia. Foi com esse objetivo que o parlamentar, pelo Democratas de Mato Grosso, apresentou projeto de lei para obrigar restaurantes, bares, hotéis e similares a disponibilizarem, em linguagem braile, cardápios, rol de serviços, normas explicativas e placas indicativas aos clientes. 

(JAYME CAMPOS) Uma proposta simples, de fácil realização, mas para conscientizar nossa sociedade desse problema, transformando a todos em copartícipes de um amplo programa de readequação urbana e social que facilite a vida dos portadores de deficiências, porque são cidadãos também, todos especiais, e por isso merecem naturalmente o respeito não só do Governo, mas, sobretudo, de toda a sociedade brasileira.

(REPÓRTER) Antes desse projeto, o senador Jayme Campos já havia apresentado uma proposta obrigando editores de manuais técnicos, catálogos e folhetos explicativos de marcas e produtos a oferecerem aos consumidores uma versão em áudio desses textos.
16/03/2012, 04h02 - ATUALIZADO EM 16/03/2012, 04h02
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00