TV Senado ampliará transmissão em sinal digital para 22 capitais — Rádio Senado

TV Senado ampliará transmissão em sinal digital para 22 capitais

LOC: ATÉ 2013, A TV SENADO E A TV CÂMARA DEVEM AMPLIAR A TRANSMISSÃO EM SINAL DIGITAL ABERTO PARA 22 CAPITAIS. 

LOC: A PARCERIA, QUE INCLUI AS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS, FOI FIRMADA PELAS DUAS CASAS NESTA QUINTA-FEIRA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER RENINA VALEJO. 

(REPÓRTER) Um acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira pelos presidentes do Senado e da Câmara vai possibilitar a expansão do sinal digital das TVs legislativas das duas casas. O compromisso é implantar as estações da TV Senado e da TV Câmara em 22 capitais até 2013. O objetivo da parceria, que inclui as assembleias legislativas é reduzir os custos de expansão das duas emissoras. Como o canal digital disponibiliza até quatro faixas de programação a partir do mesmo sinal, a TV Senado e a TV Câmara vão compartilhar os subcanais, aproveitando a mesma estrutura de transmissão. Até o final de abril, as TVs já estarão operando em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. E, até agosto, em Palmas, Goiânia, Vitória e Cuiabá. O presidente do Senado, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, destacou a importância dos veículos de comunicação da Casa na transparência do trabalho legislativo. 

(JOSÉ SARNEY) O Parlamento é o único dos poderes que em que o povo pode participar vendo todas as suas decisões serem tomadas abertamente. O povo acompanha nossas decisões, desde o início, até a feitura dos projetos, até a conclusão, podendo questionar, podendo opinar, podendo apoiar, podendo censurar, enfim, há uma permanente fiscalização.

(REPÓRTER) Na mesma linha, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu a aproximação do cidadão das decisões tomadas no Parlamento.

(MARCO MAIA) A política é responsável pelas principais decisões que alteram, no dia-a-dia e no cotidiano, a vida do nosso povo e, portanto, fazer com que o Parlamento Brasileiro esteja cada vez mais próximo do povo brasileiro é uma tarefa sem igual de todos nós. 

(REPÓRTER) Atualmente, a TV Senado já opera em canal digital em São Paulo e Brasília. A emissora está presente em todo o país por TV a cabo e pela internet. E, na TV aberta, em UHF, em nove capitais.
15/03/2012, 04h28 - ATUALIZADO EM 15/03/2012, 04h28
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00