Aprovado projeto que facilita acesso a crédito rural — Rádio Senado

Aprovado projeto que facilita acesso a crédito rural

LOC: TODO PRODUTOR RURAL PODERÁ FICAR DISPENSADO DE APRESENTAR VÁRIAS CERTIDÕES DE QUITAÇÃO DE DÉBITO PARA OBTER FINANCIAMENTO AGRÍCOLA.

LOC: A SIMPLIFICAÇÃO DO PROCESSO ESTÁ PREVISTA EM PROJETO APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER) Comprovante de pagamento do ITR, certificado de regularidade do FGTS, certidão negativa de débito do INSS... A lista de documentos e siglas parece não ter fim para o agricultor que quer obter o crédito agrícola. Se virar lei um projeto aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, qualquer produtor rural, em vez desse leque de documentos, precisará apresentar ao banco apenas uma certidão: a negativa do Cadin, o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados da União. Hoje, o processo simplificado beneficia apenas os agricultores familiares, e a intenção do projeto é reduzir a burocracia para todos os produtores. A relatora da matéria, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, espera que a medida facilite a vida de quem precisa do crédito agrícola.

(ANA AMÉLIA) Ele perde muito tempo indo em cada uma destas instituições – Caixa Federal, Receita Federal. Então tudo isso fica no Cadin, ele vai no Cadin, tira uma certidão negativa de débito, pega a certidão e entrega no banco. 

(REPÓRTER) Autor do projeto, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, disse que o pedido para simplificar o processo partiu do próprio Banco do Brasil, o maior financiador do crédito agrícola no país. 

(ACIR GURGACZ) Que tenha mais celeridade para que os bancos possam aprovar ou rejeitar. Ou seja: analisar o processo individual de cada tomador de crédito com mais rapidez.

(REPÓRTER) Segundo Acir Gurgacz, a simplificação é boa para os produtores e também para os bancos, que teriam de arquivar apenas uma e não várias certidões. O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos.
15/03/2012, 01h47 - ATUALIZADO EM 15/03/2012, 01h47
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00