Senadores vão investigar uso do FGTS para cobrir cortes no Orçamento — Rádio Senado

Senadores vão investigar uso do FGTS para cobrir cortes no Orçamento

LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DO FUNDO DE GARANTIA PODE INVESTIGAR O USO DE DINHEIRO DO FGTS PARA MELHORAR AS CONTAS DO GOVERNO. 

LOC: SENADORES DA SUBCOMISSÃO CRITICARAM A MEDIDA E QUEREM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ESCLARECER O CASO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER) A Subcomissão Temporária do Fundo de Garantia foi instalada nesta quarta-feira, no mesmo dia em que saiu a notícia de que o governo decidiu pegar três bilhões de reais do FGTS para que o Tesouro Nacional cumpra a meta de corte de 55 bilhões no Orçamento da União de 2012. O Conselho Curador, que administra o fundo, não teria sido consultado, segundo denúncia dos representantes dos trabalhadores e dos empresários. O presidente da Subcomissão do FGTS, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, já avisou que vai propor uma audiência pública sobre o caso. 

(CYRO MIRANDA) Nós vamos chamá-los para explicar. Esse dinheiro não é deles. O quê que nós pretendemos? Disciplinar o uso do fundo, a remuneração do fundo, quem pode, quem não pode, como é a participação do fundo quando ele empresta esse dinheiro. 

(REPÓRTER) O vice-presidente da subcomissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, vai na mesma direção e quer que representantes do governo, dos trabalhadores e dos empresários no Conselho Curador do FGTS sejam convidados para vir ao Senado. 

(PAULO PAIM) Estão sendo retirados 3 bi do fundo, por orientação do Executivo, e ninguém diz qual é a remuneração, inclusive, que é o fruto do debate, desses 3 bi. 

(REPÓRTER) A lógica da operação seria a seguinte: o governo poderia cortar três bilhões de reais da parte do Orçamento prevista para projetos de infraestrutura. E o Executivo lançaria mão de três bilhões do FGTS para que essas obras não sejam prejudicadas.
07/03/2012, 12h32 - ATUALIZADO EM 07/03/2012, 12h32
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00