Reunião em escola de filho poderá ser justificativa de ausência no trabalho — Rádio Senado

Reunião em escola de filho poderá ser justificativa de ausência no trabalho

LOC: O TRABALHADOR PODERÁ FALTAR AO TRABALHO UMA VEZ A CADA SEIS MESES, PARA PARTICIPAR DE REUNIÃO NA ESCOLA DOS FILHOS. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA TERÇA FEIRA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: A proposta é da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia e inclui a participação em reuniões escolares entre as hipóteses, previstas na CLT, de ausência justificada ao trabalho. Pelo projeto, o trabalhador que precisar faltar ao serviço para participar de reunião escolar dos filhos, uma vez a cada seis meses, terá a ausência abonada, sem prejuízo do salário. Para isso ele precisará comprovar o comparecimento à escola. A autora da proposta alega que um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que os efeitos da presença dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental. Lídice da Mata afirma ainda que a participação da família não está associada apenas às notas escolares mas também é responsável pela redução nos índices de evasão escolar. Segundo ela o risco de uma criança que vive em um ambiente favorável aos estudos, abandonar a escola, cai em média 64 por cento. O relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá concorda. No relatório, lido pela senadora Ivonete Dantas, do PMDB do Rio Grande do Norte, ele ressalta a importância do diálogo dos pais com a escola. 

(Ivonete) são unânimes os estudos ao apontar a importância dos pais na educação dos seus filhos. O acompanhamento que se faz necessário não é só aquele relativo ao cumprimento das tarefas de casa mas também, com crucial importância, o diálogo com a escola. 

(REPÓRTER) O projeto agora será analisado pela Comissão de Educação e depois pela Comissão de Assuntos Sociais. Depois disso segue para a Câmara dos Deputados.
07/03/2012, 11h06 - ATUALIZADO EM 07/03/2012, 11h06
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00