Senadores do AP debatem com governador federalização de Companhia Elétrica — Rádio Senado

Senadores do AP debatem com governador federalização de Companhia Elétrica

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO E OS DEMAIS SENADORES DA BANCADA DO AMAPÁ RECEBERAM O GOVERNADOR DO ESTADO, CAMILO CAPIBERIBE, PARA DISCUTIR A FEDERALIZAÇÃO DA COMPANHIA ELÉTRICA DO ESTADO.
 
LOC: A DÍVIDA ATUAL DA EMPRESA ESTÁ PRÓXIMA DE DOIS BILHÕES DE REAIS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:

(REPÓRTER) O Estado, que possui 97 por cento da empresa, não pretende contrair empréstimos para saldar a dívida atual. O presidente do Senado, Senador José Sarney, do PMDB, e os senadores João Capiberibe, do PSB e Randolfe Rodrigues, do PSOL, ouviram do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, que a proposta de Federalização da Companhia é o melhor caminho.
 
(CAMILO CAPIBERIBE) A proposta é o seguinte: a dívida total da CEA, com o governo do estado, com Eletrobrás, com Petrobrás, com todos os seus credores, é de um bilhão, oitocentos e noventa milhões de reais. O que nós estamos fazendo: negociando um encontro de contas entre Estado, CEA e entre todas as entidades, todo mundo tirando multa, aí essa dívida cai para 716 milhões.
 
(REPÓRTER) Pela proposta a Eletrobrás assumiria essa dívida e passaria a ser a maior acionária da empresa. O Senador Randolfe Rodrigues explicou quais são as próximas etapas deste processo.
 
(RANDOLFE RODRIGUES) O Presidente José Sarney deve agora entrar em contato com o Ministério de Minas e Energia,vamos tentar intermediar para a proposta apresentada pelo estado, eu creio que nos próximos meses nós teremos um desfecho rápido, breve, e teremos finalmente o anúncio da Federalização da Cia. de Eletricidade do Amapá.
 
(REPÓRTER) O senador Randolfe disse que, se aprovado o acordo, cinqüenta e um por cento das ações da CEA passariam a ser da Eletrobrás e os outros quarenta e nove por cento continuariam com o governo do estado, embora esses percentuais ainda possam ser modificados durante as negociações.
06/03/2012, 08h36 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 08h36
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00