Audiência pública debate evolução da balança comercial brasileira — Rádio Senado

Audiência pública debate evolução da balança comercial brasileira

LOC: A ARRECADAÇÃO FISCAL E A EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FORAM DEBATIDAS, NESTA TERÇA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL.

LOC: FORAM DESTACADOS PONTOS COMO O RECORDE DE ARRECADAÇÃO FEDERAL NO MÊS DE JANEIRO E OS DESAFIOS PARA MANTER O NÍVEL DE EXPORTAÇÕES. REPORTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Ao apresentar seu relatório sobre a arrecadação federal no ano passado e no início de 2012, o coordenador de previsão e análise da Receita Federal do Brasil, Raimundo Eloi, ressaltou que em janeiro, pela primeira vez na história, o país arrecadou mais de 100 bilhões de reais em um único mês. Ele explicou aos senadores os principais itens macro-econômicos que propiciaram esse recorde.
 
(RAIMUNDO ELOI) Por exemplo, massa salarial nós tivemos uma variação de 15%, crescimento de vendas de bens e serviços em torno de 5% e uma antecipação do que nós chamamos ajuste do imposto de renda das empresas e da contribuição sobre o lucro das empresas, principalmente no setor financeiro.

(REPÓRTER) O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, disse que esses números apontam para um excesso de carga tributária no país, e questionou a aplicação dos recursos arrecadados.

(ALOYSIO NUNES) Onde é gasto esse dinheiro que é arrecadado pelo governo federal, porque ao mesmo tempo em que aumenta a carga tributária, nós verificamos uma diminuição nos investimentos públicos que são necessários para alavancar o desenvolvimento brasileiro.
 
(REPÓRTER) Outro relatório analisado durante a audiência pública foi o do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre os resultados da balança comercial brasileira. Segundo Roberto Dantas, diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior da pasta, no ano passado as exportações atingiram 256 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Para 2012, porém, a expectativa é que esse crescimento não passe de 3,1%, devido ao cenário econômico internacional, como explicou Roberto Dantas.

(ROBERTO DANTAS) recessão inclusive na Europa, crescimento menor dos EUA, e também crescimento menor da China. Então nós teríamos a demanda menor para nossas exportações deverão fazer com que nós cresçamos menos do que o ano passado.

(REPÓRTER) O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, advertiu para a necessidade de proteger o setor produtivo nacional e, assim, garantir o bom desempenho das exportações.

(LINDBERGH FARIAS) Nós temos que reforçar o controle e a entrada de capitais aqui no país. Eu acho que passa pela desoneração de outros setores da indústria, para acelerar o crescimento, mas baixar a taxa de juros como o BC está fazendo nos ajuda.

(REPÓRTER) A audiência pública foi promovida conjuntamente por duas subcomissões do Senado: a de Avaliação do Sistema Tributário Nacional e a de Avaliação da Política Fiscal, ambas ligadas à Comissão de Assuntos Econômicos.
06/03/2012, 08h13 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 08h13
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00