Ocupação desordenada de terras no DF é tema de programa da TV Senado — Rádio Senado

Ocupação desordenada de terras no DF é tema de programa da TV Senado

LOC: A OCUPAÇÃO DESORDENADA DE TERRAS É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO DISTRITO FEDERAL. 

LOC: O TEMA SERÁ TRATADO NO PROGRAMA "ASSUNTO DE ESTADO" DESTA SEGUNDA-FEIRA COM TRANSMISSÃO PELA RÁDIO E TV SENADO. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Cidade planejada para marcar uma nova era para o país, também como modelo de convívio social, na opinião dos hoje 3 senadores do DF a Capital Federal acabou fracassando nesta missão. E a busca de soluções para a ocupação desordenada de terras no DF será o tema do programa "Assunto de Estado", com transmissão ao vivo a partir das 9 e meia da noite na Rádio e TV Senado. O senador Rodrigo Rollemberg do PSB foi o relator da CPI da Grilagem de Terras quando ocupava uma cadeira na Câmara Distrital e considera este o maior problema da capital do Brasil. 

(RODRIGO ROLLEMBERG): É um dos maiores prejuízos que a cidade pode ter para a sua qualidade de vida. O Governo tem que botar um esquema de fiscalização muito forte, para combater com muito rigor qualquer tipo de novas invasões. O Governo tem que procurar regularizar as cidades em que as pessoas não tem sequer a escritura de seus terrenos. E é importante regularizar os Condomínios. 

(REPÓRTER): O inchaço populacional fez com que o território do DF conte hoje com 30 regiões administrativas. Como alternativa de política habitacional o senador Gim Argello do PTB vem defendendo junto ao GDF a construção de áreas verticalizadas, ou seja de prédios, em diversas cidades-satélites. 

(GIM ARGELLO): O Governo tem que dar a solução e autorizar fora do quadrilátero a verticalização. Eu acho que você deixar verticalizar você dá condições de oferecer a infra-estrutura necessária dos serviços públicos. 

(REP): O senador Cristovam Buarque, do PDT, acredita que será preciso muito esforço para reorganizar o que está desorganizado. 

(CRISTOVAM BUARQUE): Nós estamos precisando organizar o desorganizado. Já vem de alguns anos a conivência entre o poder governamental, parlamentares e grupos de pressão, alguns até necessitados outros oportunistas, conseguindo desorganizar o espaço urbano. Então vai ser preciso um esforço muito grande para conseguir reorganizar. 

(REPÓRTER): O ouvinte ou telespectador pode enviar suas perguntas aos senadores, que serão respondidas ao vivo. Os contatos são pelo Alô Senado 0800-612211, pela internet na página www.senado.gov.br e pelo twitter no @tvsenado.
05/03/2012, 01h47 - ATUALIZADO EM 05/03/2012, 01h47
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00