Mantega vem ao Senado falar sobre o momento econômico do país — Rádio Senado

Mantega vem ao Senado falar sobre o momento econômico do país

LOC: O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NO PRÓXIMO DIA 13 PARA APRESENTAR O MOMENTO ECONÔMICO DO PAÍS . 

LOC: MAS A OPOSIÇÃO QUER FALAR SOBRE A CRISE DO BANCO DO BRASIL E AS DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NA CASA DA MOEDA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, confirmou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai comparecer a uma audiência pública no dia 13. Segundo ele, a vinda de Mantega já estava prevista. 

(DELCÍDIO DO AMARAL) Já está agendado, ele está vindo na Comissão no dia 13 e ele vai falar sobre economia e também se colocará à disposição para responder a qualquer pergunta. Aquilo que os senadores julgaram pertinentes o ministro Guido Mantega está à disposição para responder. 

(REPÓRTER) A oposição quer falar sobre irregularidades na Casa da Moeda. O ex-presidente, Luis Felipe Denucci foi demitido por suposto crime financeiro pela movimentação de 25 milhões de dólares. PSDB, DEM e PSOL também querem discutir a briga entre diretores do Banco do Brasil e da Previ. O vice-líder do Democratas, senador Jayme Campos, de Mato Grosso, disse que a oposição quer explicações do ministro da Fazenda sobre os dois casos. 

(JAYME CAMPOS) Há denúncias graves e sérias e certamente a opinião pública tem que ter uma resposta por parte do ministro. E nesse caso, acho que no dia 13, será muito oportuno para o ministro dar uma resposta convincente. Caso contrário, vai pairar no ar uma dúvida. Será que não houve corrupção na Casa da Moeda? Será que não houve corrupção no Banco do Brasil? 

(REPÓRTER) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, defende que o ministro da Fazenda se limite a descrever a situação da economia brasileira e as medidas adotadas para minimizar o impacto da crise financeira mundial. Ele lembrou que as denúncias da Casa da Moeda estão sendo investigadas. 

(ROMERO JUCÁ) No âmbito do governo e do Ministério da Fazenda, as providências foram tomadas. Esse assunto que de certa forma se esvaiu. O ministro Guido virá para tratar da economia, da preocupação com o câmbio, do problema do crescimento, do nível de emprego, da taxa de juros, questões importantes debatidas mensalmente na Comissão de Assuntos Econômicos. REP: Ainda na audiência da Comissão de Assuntos Econômicos, os senadores deverão cobrar de Mantega explicações sobre o corte de R$ 55 bilhões no Orçamento Geral da União.
02/03/2012, 12h43 - ATUALIZADO EM 02/03/2012, 12h43
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00