Comissões debatem participação da sociedade civil na conferência — Rádio Senado

Comissões debatem participação da sociedade civil na conferência

LOC: A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA RIO MAIS VINTE, A CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, FOI DEBATIDA NESTA QUINTA-FEIRA NO SENADO. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI PROMOVIDA EM CONJUNTO PELAS DUAS SUBCOMISSÕES CRIADAS PARA ACOMPANHAR O ASSUNTO, VINCULADAS ÀS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE RELAÇÕES EXTERIORES. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repóter) A conferência Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro, vai reunir chefes de Estado de todo o mundo para debater novos modelos de desenvolvimento e sustentabilidade para os países. Farão parte da agenda temas como economia verde e erradicação da miséria. Além dos governantes, a sociedade civil também se organiza, por meio de comitês facilitadores, para participar da conferência, como explicou o presidente das subcomissões, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. 

(Cristovam Buarque) A Rio+20 terá dois grandes eventos juntos: o evento formal, legal, dos chefes de Estado e de governo, das entidades estatais, e uma reunião, ou muitas paralelas da sociedade civil. Diversos grupos vão se organizar e vão estar presentes, e é nesse sentido que nós estamos trazendo aqui pessoas que representam aqui essa sociedade civil. 

(Repórter) Segundo o representante do comitê facilitador do Distrito Federal, Pedro Piccolo, os movimentos sociais veem na Rio+20 uma possibilidade de fazer com que a própria sociedade debata soluções efetivas para a sustentabilidade do planeta. 

(Pedro Piccolo) vários movimentos estão vendo na Rio+20 não a possibilidade de um acordo efetivo no sentido de governo, mas estão vendo uma possibilidade de encontro e de convergência da sociedade civil para que ela mesma se fortaleça e nós juntos fiquemos mais fortes para apresentar propostas também de um outro mundo possível, né?. 

(Repórter) Além do representante do comitê brasiliense, participaram da audiência no Senado Simone Mamede, do comitê facilitador de Mato Grosso do Sul, e Antônia Ozório da Silva, do Rio de Janeiro. A Rio+20 será realizada no período de 4 a 6 de junho, e uma comissão externa de parlamentares vai representar o Senado Federal na conferência.
01/03/2012, 09h12 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 09h12
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00