Senadores preocupam-se com resultados práticos da conferência — Rádio Senado

Senadores preocupam-se com resultados práticos da conferência

LOC: SENADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM OS RUMOS DA CONFERÊNCIA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE VAI OCORRER NO RIO DE JANEIRO, NO MÊS DE JUNHO. 

LOC: EM AUDIÊNCIA COM A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, NESTA QUARTA-FEIRA, O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE DISSE QUE O BRASIL DEVE SE EMPENHAR PARA QUE A RIO + 20 NÃO RESULTE NO QUE CHAMOU DE "MESMICE". A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O Rio de Janeiro vai respirar meio ambiente em junho por conta da Conferência da ONU Rio+20. A cidade vai sediar uma série de encontros a partir do dia primeiro, e o ponto alto vai ser a conferência de chefes de Estado, entre os dias 20 e 22. Mas os senadores da Comissão de Meio Ambiente estão preocupados com os resultados práticos do encontro. Por sugestão do presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, eles ouviram a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Para Rollemberg, a Rio+20 pode se tornar apenas uma discussão sobre as mudanças dos rumos do capitalismo. Já Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, cobrou do governo brasileiro uma postura ambiciosa na conferência. 

(CRISTOVAM) Não pode ser mesmice num momento tão grave que atravessa a humanidade. É uma oportunidade ímpar, e a nossa presidente tem tudo para virar uma grande líder mundial, mas não apenas uma gerente de uma reunião. Será um fracasso a presidente se tornar uma boa gerente de uma reunião, em vez da grande inspiradora líder de um projeto alternativo para a humanidade. 

(REPÓRTER) A ministra Izabella Teixeira explicou que o modelo estabelecido pela ONU é de que a Rio+20 produza no final um documento de caráter político, com diretrizes para as próximas décadas. 

(IZABELLA) Esse é o charme da conferência. A conferência está permitindo que você pare, não para discutir questões específicas, mas para discutir o futuro. Eu acho que sua colocação sobre uma declaração ambiciosa e inovadora tem todo o sentido. Não é uma declaração de gerente; é uma declaração de líderes mundiais que se juntam com a sociedade para olhar e falar assim: "Olha, daqui a 20 anos, daqui a 30 anos..." 

(REPÓRTER) Izabella Teixeira disse que a presidente Dilma Rousseff está empenhada em garantir a participação de alguns dos principais líderes mundiais na Rio+20. O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, já confirmou que vem ao Rio, e Dilma, em viagens nas próximas semanas, vai convidar pessoalmente o presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
29/02/2012, 01h26 - ATUALIZADO EM 29/02/2012, 01h26
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00