Senado aprova MP que repassa quase R$ 2 bi para estimular exportações — Rádio Senado

Senado aprova MP que repassa quase R$ 2 bi para estimular exportações

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE REPASSA QUASE DOIS BILHÕES DE REAIS PARA ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL, COMO FORMA DE ESTIMULAR AS EXPORTAÇÕES.  

LOC: O TEXTO TAMBÉM PREVÊ EMPRÉSTIMOS DO BNDES A PRODUTORES RURAIS DE MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR CALAMIDADES. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) A transferência de 1 bilhão, 950 milhões de reais pelo governo federal serve para compensar as perdas de estados e municípios com a isenção de ICMS concedida às empresas exportadoras, conforme previsto na Lei Kandir. A distribuição desses recursos a cada unidade da federação é feita a partir de percentuais definidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz. A aprovação da medida pelo plenário do Senado teve o apoio oposição, mas o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, ressaltou que o dinheiro já foi repassado em 2011. 

(Alvaro Dias) Não gerar a expectativa de que estamos transferindo os recursos agora, é possível que alguém esteja imaginando que o governador vai receber recursos novos, 1,95 bilhão, ocorre que esses recursos já foram repassados e nós estamos apenas convalidando o ato praticado pelo poder executivo através desta MP. 

(Repórter) A mesma MP 546 também definiu que, até junho deste ano, o BNDES poderá emprestar, com juros subsidiados pela União, 1 bilhão e meio de reais a produtores rurais de cidades em situação de emergência ou de calamidade pública, conforme explicou o relator da matéria, senador Clésio Andrade, do PR de Minas Gerais. 

(Clésio Andrade) Em síntese, a proposta tem como objetivo dar apoio imediato aos agentes econômicos das regiões afetadas mediante a facilitação de acesso ao crédito de forma a possibilitar a recuperação do parque produtivo dessas localidades e a retomada da economia regional. 

(Repórter) Ainda nesta terça-feira, os senadores aprovaram projeto de resolução autorizando a contratação de empréstimo de 280 milhões de dólares pelo governo do Amazonas, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.
28/02/2012, 06h34 - ATUALIZADO EM 28/02/2012, 06h34
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00