Pedro Taques defende revisão do modelo partidário brasileiro — Rádio Senado

Pedro Taques defende revisão do modelo partidário brasileiro

LOC: O SENADOR PEDRO TAQUES QUER A REVISÃO DO MODELO PARTIDÁRIO BRASILEIRO. ELE DISCUTIU O TEMA COM OUTROS SENADORES DURANTE SESSÃO PLENÁRIA DA CASA.  

LOC: TAQUES RECLAMA QUE HOJE O PAÍS GIRA EM TORNO DE DOIS PARTIDOS, O PT E O PSDB, E QUE OS DEMAIS SE TORNARAM MEROS SATÉLITES. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Pedro Taques defendeu que após as eleições municipais deste ano, o Congresso Nacional se empenhe em rediscutir o modelo partidário brasileiro. Para o senador do PDT de Mato Grosso, o país apresenta hoje uma clara divisão entre duas legendas, PT e PSDB, relegando as demais a um papel secundário. 

(Pedro Taques) Hoje, nós temos no Brasil uma composição entre dois partidos: PSDB e PT. E ao derredor desses partidos nós temos uma federação de partidos, que é o PMDB, com todo o respeito ao PMDB, e satélites do PT e do PSDB. O PDT hoje é um satélite do PT, um satélite. Infelizmente. Eu falo isso com vergonha, com vergonha porque o PDT hoje é um puxadinho do PT. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, destacou que seu partido, o PSB, é um aliado histórico do PT, mas tem conquistado espaço próprio, e elegeu seis governadores nas últimas eleições. 

(Rodrigo Rollemberg) Como representante do PSB, não posso ficar calado ao ouvir uma referência como se os demais partidos fossem uma federação de partidos que seriam meros satélites dos demais partidos. Não! No caso do PSB, não. O PSB é um partido que vem se construindo, vem se consolidando, vem crescendo e obtendo o reconhecimento da população brasileira. Vem crescendo devagar, mas crescendo com regularidade e, sobretudo, com coerência. 

(Repórter) Já o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, disse que cada partido representado no Congresso tem as suas próprias características e procura defender seus pontos de vista, mesmo que alinhados com a base do governo.
23/02/2012, 00h41 - ATUALIZADO EM 23/02/2012, 00h41
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00