Senado vai analisar projetos sobre Segurança Pública em março — Rádio Senado

Senado vai analisar projetos sobre Segurança Pública em março

LOC: O SENADO VAI DEDICAR DUAS SEMANAS DO MÊS DE MARÇO PARA AGILIZAR A ANÁLISE DE PROJETOS QUE TRATAM DA SEGURANÇA PÚBLICA.
 
LOC: A DECISÃO FOI TOMADA PELOS LÍDERES PARTIDÁRIOS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O Senado já conta com uma Subcomissão Permanente de Segurança que reuniu uma série de projetos que tentam resolver o problema da violência. Agora, em fevereiro, uma comitiva de secretários de segurança de todo o país veio ao Senado pedir agilidade na votação dessas propostas. O líder do PT, senador Walter Pinheiro, da Bahia, afirmou que a solicitação foi acatada e a segurança pública deve ser uma das prioridades do Senado no mês de março.
 
(Walter Pinheiro) Foi um tema explosivo no país recentemente. A Casa recebeu aqui um conjunto de secretários do país inteiro. Nós vamos ter aqui umas duas semanas de debate sobre esse tema para buscar exatamente chegar a um ponto onde nós tenhamos a oportunidade de contribuir sobre essa questão da segurança nacional.
 
(Repórter) Entre as propostas que podem ser votadas estão a tipificação dos crimes de enriquecimento ilícito e formação de milícias; o aumento do tempo mínimo de prisão, antes de benefícios como o da liberdade condicional; o tratamento compulsório de dependentes químicos; e a agilidade nos processos relacionados à Lei Maria da Penha. O presidente da Subcomissão de Segurança, Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, disse que o foco do trabalho dos senadores é a garantia de mais segurança para os cidadãos.
 
(Pedro Taques) Uma sociedade ela não pode viver com medo, com essa sensação de insegurança. E o Senado não pode ficar fora desse debate. Eu defendo que o Senado possa fazer o debate antes dos acontecimentos, não fazer legislação de emergência. O que é uma legislação de emergência? Aquela que ocorre depois que a porta já foi arrombada. Isso não é bom. O Senado tem que debater com tranqüilidade, com maturidade esses temas. 

(Repórter) O Senado também pode analisar a proposta que define um percentual mínimo de investimentos em Segurança Pública por parte da União, Estados e Municípios.
15/02/2012, 04h54 - ATUALIZADO EM 15/02/2012, 04h54
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00