Embaixada e consulados dos EUA vão ampliar horários de atendimento — Rádio Senado

Embaixada e consulados dos EUA vão ampliar horários de atendimento

LOC: A EMBAIXADA E OS CONSULADOS DOS ESTADOS UNIDOS VÃO AMPLIAR OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO A TURISTAS BRASILEIROS EM BUSCA DE VISTO.
 
LOC: A MUDANÇA FOI ANUNCIADA EM REUNIÃO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. AS ENTREVISTAS VÃO ACONTECER EM DOIS TURNOS POR DIA E AOS SÁBADOS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
 
(Repórter) A decisão de ampliar os horários de atendimento a brasileiros para emissão de vistos de turismo foi enviada à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Na mensagem, o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, informou que o objetivo é diminuir o tempo de espera pelo visto, em comunicado lido pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas.

(Fernando Collor) 57 novos oficiais consulares chegarão ao Brasil nos próximos meses. As seções consulares em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo passarão a fazer entrevistas em dois turnos. Para os primeiros meses de 2012 serão programados mutirões de entrevistas também aos sábados. Além disso, todos os Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil passarão por reformas para melhor atender o público brasileiro.
 
(Repórter) O embaixador norte-americano disse que o governo de seu país fez esforços que nos últimos anos resultaram em um aumento de 42% na emissão de vistos de não imigrante para brasileiros. E que, desde agosto de 2011, os consulados e embaixadas promovem mutirões que reduziram a fila de espera para entrevista em mais de 70 mil pessoas. Thomas Shannon ainda informou que já foi encaminhado para o Departamento de Estado norte-americano o pedido do ex-presidente da comissão, o então senador Eduardo Azeredo, para a abertura de um consulado em Belo Horizonte.
10/02/2012, 03h02 - ATUALIZADO EM 10/02/2012, 03h02
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00