CRE sabatina Alfredo Camargo para Embaixada na Costa do Marfim — Rádio Senado

CRE sabatina Alfredo Camargo para Embaixada na Costa do Marfim

LOC: COM ÁREA SEMELHANTE À DO ESTADO DE GOIÁS E POPULAÇÃO IGUAL À DA GRANDE SÃO PAULO, A COSTA DO MARFIM JÁ FOI UM IMPORTANTE PARCEIRO DO BRASIL. 

LOC: RESTABELECER ESSA RELAÇÃO COMERCIAL E DE COOPERAÇÃO É A PRINCIPAL MISSÃO DO INDICADO PARA A EMBAIXADA BRASILEIRA NAQUELE PAÍS, ALFREDO JORDÃO DE CAMARGO, SABATINADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(REPÓRTER) A Costa do Marfim, país africano com área de 320 mil quilômetros quadrados e 23 milhões habitantes, é o maior produtor de cacau do mundo e tem importante papel no refino de petróleo produzido em outros países. O país viveu uma era de prosperidade, encerrada na década de 90 quando terminou um regime autoritário de mais de 30 anos, e mergulhou em instabilidade e guerra civil. Hoje, no entanto, de acordo com o diplomata Alfredo José Cavalcanti Jordão de Camargo, o cenário é favorável à recuperação econômica e social do país. 

(ALFREDO JOSÉ CAVALCANTI JORDÃO DE CAMARGO) Há um consenso entre os analistas... cooperação. 

(REPÓRTER) A relatora da indicação na Comissão de Relações Exteriores, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, destacou a importância de o Brasil manter relações comerciais com vários países.

(VANESSA GRAZZIOTIN) O Brasil tem se caracterizado... africanos. 

(REPÓRTER) De acordo com José Jordão de Camargo, a Costa do Marfim conta com boa infraestrutura de transportes, herança da época de estabilidade na economia. A taxa de analfabetismo de 48%, a expectativa de vida em 56 anos e a mortalidade infantil de 65 por mil, índices que parecem assustadores no Brasil, são positivos para a média africana. Há ainda um alto índice de contaminação de HIV, área em que o Brasil pode cooperar, como já vem fazendo com sucesso em Moçambique. 

LOC: A INDICAÇÃO PARA A EMBAIXADA DA COSTA DO MARFIM SEGUE PARA O PLENÁRIO DO SENADO.
09/02/2012, 00h56 - ATUALIZADO EM 09/02/2012, 00h56
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00