CPI quer conhecer de perto realidade de haitianos que vivem no Amazonas — Rádio Senado

CPI quer conhecer de perto realidade de haitianos que vivem no Amazonas

LOC: A CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS QUER CONHECER DE PERTO A SITUAÇÃO DOS HAITIANOS QUE VIVEM NO AMAZONAS. 

LOC: OS SENADORES VÃO INVESTIGAR DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA POR PARTE DOS GUIAS QUE TRAZEM AS PESSOAS DE FORMA ILEGAL PARA O PAÍS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o tráfico de pessoas vai até Manaus para verificar a situação dos haitianos que chegaram de forma ilegal ao estado do Amazonas. Segundo a presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B, o estado do Amazonas abriga o maior contingente de haitianos no país. 

(VANESSA GRAZZIOTIN) trabalha-se com o contingente de 4 mil haitianos em Manaus, mas acredita-se que são mais de 6 mil. E tem sido muito freqüente a denúncia de atitudes criminosas por parte dos coiotes, que cobram, de quem é muito pobre, de cinco a seis mil dólares pra trazê-los ate aqui e cometem os mais diferentes abusos contra essas pessoas, inclusive até tráfico de órgãos eles chegam a estar denunciando já.

(REPÓRTER) A reunião em Manaus vai contar ainda com a participação de senadores da Comissão de Direitos Humanos. Os senadores vão discutir a situação com representantes do Governo Estadual, do Ministério da Justiça, do Ministério do Trabalho, do Ministério de Desenvolvimento Social, da Pastoral do Imigrante, da Igreja Católica, da Embaixada do Haiti no Brasil e da Associação de Trabalhadores Haitianos no Amazonas. A data da reunião ainda não foi definida.
09/02/2012, 00h26 - ATUALIZADO EM 09/02/2012, 00h26
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00