CDR vai analisar projeto que adapta casas para idoso e pessoa com deficiência — Rádio Senado

CDR vai analisar projeto que adapta casas para idoso e pessoa com deficiência

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO RETOMA OS TRABALHOS NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: UM DOS PROJETOS DA PAUTA QUER GARANTIR QUE OS IMÓVEIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA SEJAM ADAPTADOS PARA O USO POR IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER) O projeto de autoria do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, garante aos idosos e às pessoas com deficiência, inscritas do Programa Minha Casa Minha Vida, que as construtoras se responsabilizem pelas adaptações que garantam a acessibilidade e a segurança dos moradores. A lei que criou o programa, em 2009, já determina que três por cento dos imóveis construídos pelo programa sejam destinados a pessoas com deficiência. O relator da proposta na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, explicou que a proposta assegura que as construtoras se responsabilizem pelas obras de adaptação para todas as unidades destinadas a pessoas com deficiência ou idosos. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) Então o projeto pretende garantir que além desses três por cento, se uma pessoa por sua idade avançada ou por ter algum tipo de deficiência física, precisar ter sua casa adaptada, que isso seja feito pela construtora. Portanto, isso da um caráter de maior inclusão social, um caráter humanitário ao programa minha casa minha vida.

(REPÓRTER) A expectativa da Organização Mundial de Saúde é que em 2020 a população brasileira com mais de 60 anos chegue a 30 milhões de pessoas. A lei que instituiu o Programa Minha Casa Minha Vida já prevê que todos os projetos de moradia do programa sejam feitos seguindo padrões de sustentabilidade, uso de novas tecnologias de construção e também apresentem condições de acessibilidade como rampas, elevadores e sinalização específica nas áreas públicas e de uso comum do empreendimento.
06/02/2012, 11h55 - ATUALIZADO EM 06/02/2012, 11h55
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00