Alvaro quer que Brasil interceda por brasileiros que vivem no Paraguai — Rádio Senado

Alvaro quer que Brasil interceda por brasileiros que vivem no Paraguai

LOC: O SENADOR ALVARO DIAS QUER QUE O GOVERNO BRASILEIRO INTERCEDA JUNTO AO GOVERNO PARAGUAIO PARA ASSEGURAR DIREITOS DE AGRICULTORES BRASILEIROS QUE VIVEM NO PARAGUAI, OS CHAMADOS BRASIGUAIOS. 

LOC: MILHARES DE SEM-TERRA PARAGUAIOS AMEAÇAM INVADIR AS FAZENDAS DOS BRASILEIROS, QUE SE PREPARAM PARA REVIDAR OS ATAQUES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O senador Álvaro Dias esteve no final de semana em Foz do Iguaçu, cidade paranaense próxima ao local onde os sem-terra paraguaios ameaçam os produtores brasileiros. Ele disse que felizmente não houve confronto, mas o impasse permanece. Os paraguaios alegam que os brasileiros grilaram as terras e que elas deveriam ser retomadas para a reforma agrária no país. Já os brasileiros mostram os títulos das propriedades e lutam para permanecer produzindo. Álvaro Dias, que é senador pelo PSDB do Paraná, diz que a situação beira o absurdo. 

(ALVARO): é como se nós brasileiros estivéssemos expulsando os japoneses, árabes, italianos, que vieram pra cá e contribuíram para que o país se desenvolvesse. 

(REPÓRTER): Álvaro Dias diz que o Brasil não deve assistir passivamente a tudo. Ele cobra uma ação efetiva do governo brasileiro nos canais diplomáticos e o engajamento da própria presidente da República. 

(ALVARO): É um movimento isolado mas que tem tido cobertura oficial surpreendente. Por isso exige-se uma postura mais rigorosa do governo brasileiro não só com a atuação diplomática, Itamaraty, mas a atuação pessoal da presidente Dilma. Cabe a ela se dirigir ao presidente Lugo do Paraguai para tentar colocar um ponto final. 

(REPÓRTER): Em entrevista à Agência Brasil neste domingo, o cônsul-geral do Brasil em Ciudad del Este, embaixador Flávio Roberto Bonzanini, disse que o clima na região é considerado explosivo e que a multidão continua ameaçando brasileiros e descendentes, que são proprietários das terras há décadas. Ainda segundo o cônsul-geral, os brasiguaios afirmam que vão resistir à pressão dos sem-terra e não vão entregar as terras de mão beijada.
06/02/2012, 00h08 - ATUALIZADO EM 06/02/2012, 00h08
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00