Projeto quer dar rapidez ao pagamento de dívidas trabalhistas — Rádio Senado

Projeto quer dar rapidez ao pagamento de dívidas trabalhistas

LOC: UM PROJETO DO PODER JUDICIÁRIO QUER DAR RAPIDEZ AO PAGAMENTO DAS DÍVIDAS TRABALHISTAS.

LOC: A JUSTIÇA VAI PERMITIR O USO DE CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO PARA A QUITAÇÃO DOS VALORES. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) Hoje um processo trabalhista pode levar até dois anos para ser concluído. O pagamento dos valores definidos pelo juiz é feito de forma manual, por meio de depósitos bancários. O dinheiro demora até três meses para chegar na mão do credor. Mas um convênio assinado entre o Conselho Nacional de Justiça, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vai permitir que as dividas de decisão judicial sejam pagas por meio de cartão de crédito ou débito, o que vai dar mais segurança e rapidez ao processo. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, a inovação vai beneficiar não só o trabalhador, mas a própria Justiça do Trabalho.

(ANA RITA) Eu vejo essa inovação com uma medida altamente positiva porque ela facilita principalmente os trabalhadores de poderem receber o que lhe é devido de forma rápida e isso inclusive facilita a própria Justiça do Trabalho que muitas vezes fica com inúmeros processos pra serem liberados e com a demora da quitação também esse s processo vão se acumulando.

(REPÓRTER) O primeiro estado a ser beneficiado com a nova opção de quitação das dividas será o Pará. A primeira vara trabalhista a dispor do sistema fica na capital, Belém. A expectativa da Justiça é que em seis meses a novidade esteja disponível em todo o estado. Se a experiência for bem sucedida, será ampliada para todos os estados brasileiros.
31/01/2012, 02h36 - ATUALIZADO EM 31/01/2012, 02h36
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00