Parlamentares voltam aos trabalhos legislativos na próxima quinta-feira — Rádio Senado

Parlamentares voltam aos trabalhos legislativos na próxima quinta-feira

LOC: TUDO PREPARADO PARA A SESSÃO QUE MARCA A VOLTA AOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: NO DIA DOIS DE FEVEREIRO DEPUTADOS E SENADORES RETOMAM AS ATIVIDADES PARLAMENTARES. 

LOC: A CERIMÔNIA QUE INAUGURA MAIS UMA SESSÃO LEGISLATIVA COMEÇA VINTE MINUTOS ANTES DO INÍCIO DA SESSÃO SOLENE NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, MARCADA PARA AS QUATRO HORAS DA TARDE. O ROTEIRO COM A REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES

(REPÓRTER) Se não chover o Presidente do Congresso, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, será recebido pela Chefe do Cerimonial da Presidência do Senado em frente ao prédio do Congresso Nacional. Em seguida serão hasteadas as bandeiras das duas Casas Legislativas ao som do Hino Nacional, executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial. No final, a artilharia do Exército dá início à Salva de Gala, vinte e um tiros de canhão. Depois de revistar a tropa, o presidente do Congresso sobe a rampa de acesso ao prédio e é recebido pelo presidente da Câmara e líderes partidários das duas Casas. No salão Nobre do Senado eles são então recepcionados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, parlamentares e outras autoridades. De lá seguem para o Plenário da Câmara para a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, como explica a Secretária Geral da Mesa, Cláudia Lyra. 

(CLÁUDIA LYRA - SECRETÁRIA GERAL DA MESA) Depois das atividades externas, vamos falar da sessão solene, a abertura dos trabalhos pelo presidente do congresso a mensagem da presidência da república vem por meio de um portador, quem lê essa mensagem durante a sessão é o primeiro secretário da mesa do Congresso, o presidente do Supremo traz a mensagem do Judiciário, normalmente o presidente da Câmara pronuncia algumas palavras e encerra a sessão com o presidente do Congresso trazendo seu pronunciamento, as suas expectativas para o ano legislativo que se inicia. 

(REPÓRTER) No ano passado a mensagem presidencial foi trazida por Dilma Roussef. Esse ano a chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleise Hoffman deve fazer isso. Se chover, todo esse roteiro será alterado. Nesse caso a recepção dos convidados será na Chapelaria do Congresso Nacional e os militares se posicionarão no interior do prédio.
30/01/2012, 00h28 - ATUALIZADO EM 30/01/2012, 00h28
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00