Governo vai criar novas unidades de acolhimento para dependentes químicos — Rádio Senado

Governo vai criar novas unidades de acolhimento para dependentes químicos

LOC: O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU A CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO PARA DEPENDENTES DE CRACK E OUTRAS DROGAS.

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, SAUDOU A INICIATIVA. MAS ELA TAMBÉM QUER MAIS APOIO ÀS CASAS JÁ EXISTENTES. REPÓRTER LARISSA BORTONI:

(REPÓRTER) O governo federal anunciou que serão criadas unidades de acolhimento para abrigar por até seis meses usuários de crack e de outras drogas. A previsão é que sejam instaladas até 2014 quatrocentas unidades para adultos e 166 para crianças e jovens de 10 a 18 anos. Os espaços deverão funcionar nas 24 horas do dia, durante os sete dias da semana. Segundo o Ministério da Saúde, essas unidades fazem parte do plano integrado contra o crack, que prevê um investimento pelos próximos três anos de um total de quatro bilhões de reais no combate ao consumo da droga e assistência aos usuários. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, considera que qualquer ação com esse propósito é bem-vinda, mas cobrou do governo federal igual atenção às entidades que já fazem esse tipo de trabalho.

(ANA AMÉLIA) Em vez de fazer uma nova programação, é você aproveitar os bons exemplos que existem no país para reforçar orçamentariamente ou financeiramente o atendimento e acolhimento dessas pessoas, como as comunidades terapêuticas que vêm prestando relevantes serviços ao país e que deveriam receber recursos públicos, porque hoje elas trabalham muito dependendo do auxílio da comunidade.

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia foi a relatora da Subcomissão do Combate ao Crack e outras drogas. A subcomissão teve como presidente o senador Wellington Dias, do PT do Piaui.
30/01/2012, 06h09 - ATUALIZADO EM 30/01/2012, 06h09
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00