Walter Pinheiro diz que política monetária do BC deve impulsionar economia — Rádio Senado

Walter Pinheiro diz que política monetária do BC deve impulsionar economia

LOC: O SENADOR WALTER PINHEIRO DISSE QUE A POLÍTICA DO BANCO CENTRAL, DE REDUZIR GRADUALMENTE A TAXA BÁSICA DE JUROS ATÉ CHEGAR A UM DÍGITO VAI CONTRIBUIR PARA IMPULSIONAR A ECONOMIA NESSE MOMENTO DE CRISE MUNDIAL. 

LOC: A DECISÃO FOI ANUNCIADA PELO COMIITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA, O COPOM. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES. 

TÉC: O Copom cortou meio ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic e nesta quinta feira anunciou que os juros devem continuar caindo até chegar a um dígito. A decisão, na avaliação do senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia e relator do Plano Plurianual de 2012, é extremamente positiva. Para o senador, ela vai contribuir para aumentar a capacidade de investimentos do País, o que amplia a capacidade de oferta e contribui para a redução da inflação. 

(Walter Pinheiro) Então não é só uma questão de baixar um dígito mas ao mesmo tempo também contribuir para que isso possa ampliar a capacidade de investimento e também tratar dessa coisa da inflação que talvez o componente mais decisivo nessa batalha em 2012 porque a medida que vc consegue segurar a coisa dos investimentos, garantir a ampliação dos investimentos vc consegue ampliar a capacidade de oferta que trama diretamente contra a alta da inflação. 

(Patrícia) – Na ata da reunião da semana passada, divulgada nesta quinta feira, o Copom avalia que o consumo brasileiro segue forte por conta do crescimento da renda e do crédito e que o corte nos gastos públicos vai colaborar para conter a demanda no País. Além disso, segundo o documento, são cada vez menores os riscos de aumentos descontrolados de preços.
27/01/2012, 00h21 - ATUALIZADO EM 27/01/2012, 00h21
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00