Internação forçada de usuários de drogas pode virar lei — Rádio Senado

Internação forçada de usuários de drogas pode virar lei

LOC: A INTERNAÇÃO FORÇADA DE USUÁRIOS DE DROGAS PODE VIRAR LEI.

LOC: UMA PROPOSTA DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES, DO DEMOCRATAS DE GOIÁS, TRAZ NOVAS REGRAS PARA TRATAR DESSE PROBLEMA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha revelou que 90% dos brasileiros são favoráveis que os adultos dependentes de crack sejam internados mesmo que não queiram. Os senadores devem tratar desse tema nos próximos meses. A Comissão de Assuntos Sociais examina um projeto do senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, prevendo que, com base em avaliação de uma comissão técnica, os juízes poderão obrigar o tratamento especializado. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, assim como a grande maioria dos ouvidos pelo Datafolha, também defende a internação compulsória.

(ANA AMÉLIA) Até porque sou relatora do projeto do senador Demóstenes Torres que prevê a internação compulsória ou involuntária. Acho que a adjetivação aí nesse caso é pouco importante. O importante é que o dependente perde a sua condição de decidir. Perde a sua própria vontade. Ele fica preso à droga. Ele é um risco para a sua própria vida e é também um risco para terceiros.

(REPÓRTER) Na justificativa da proposta, o senador Demóstenes Torres afirma que, em 2005, meio por cento dos usuários de drogas consumiam crack. Atualmente, os viciados em crack correspondem a mais 50% dos que consomem drogas.
27/01/2012, 09h34 - ATUALIZADO EM 27/01/2012, 09h34
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00