Brasil cai em ranking mundial de liberdade de imprensa — Rádio Senado

Brasil cai em ranking mundial de liberdade de imprensa

LOC: O BRASIL CAI EM DOIS RANKINGS SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO DA IMPRENSA E ASSUNTO PODE SER DEBATIDO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER) De acordo com a Repórteres sem Fronteiras, o Brasil ocupa a posição 99 no ranking mundial de Liberdade de Imprensa. O país caiu 41 posições em um ano, segundo a organização, por conta da elevada insegurança, já que três jornalistas ou blogueiros teriam sido mortos no período. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, lamentou a questão da violência que aflige não só os jornalistas mas a população brasileira.

(PAULO PAIM) Sem sombra de dúvidas a violência no brasil se acentua. Consulta feita à população brasileira recentemente, as três maiores preocupações da população fora, independente da ordem, da saúde, educação e da violência. A violência está muito contundente em todas as regiões do país.

(REPÓRTER) Paulo Paim, que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado, diz que o assunto pode ser debatido pelo colegiado neste ano.

(PAULO PAIM) É importante que a CDH analisasse esse quadro e nós então pudéssemos fazer um bom debate, numa audiência pública, sobre o fato do Brasil estar nesse destaque negativo devido a violência contra a imprensa.

(REPÓRTER) Um outro órgão internacional de imprensa, o International News Safety Institute, divulgou que foram cinco as mortes de jornalistas no Brasil, o que colocaria o Brasil como o oitavo, ao lado da Índia, entre os países com mais mortes na imprensa em 2011.
26/01/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 26/01/2012, 01h11
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00