Bauer elogia parceria entre Brasil e Venezuela para combater tráfico de drogas — Rádio Senado

Bauer elogia parceria entre Brasil e Venezuela para combater tráfico de drogas

LOC: O SENADOR PAULO BAUER, MEMBRO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, ELOGIOU DECISÃO DO BRASIL DE COMBATER TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS EM PARCERIA COM A VENEZUELA. 

LOC: PAULO BAUER QUER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO PARA DISCUTIR A SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS COM OS DEMAIS PAÍSES SUL-AMERICANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Depois da Colômbia, foi a vez de a Venezuela assinar uma cooperação com o Brasil para combater o tráfico de drogas e de armas na região de fronteira. O ministro da Defesa, Celso Amorim, já se reuniu com o colega venezuelano, Henry Silva, para tratar das ações que fazem parte do plano estratégico de segurança do Conselho de Defesa da América do Sul. Entre elas está o treinamento conjunto do efetivo que vai atuar na região fronteiriça. O senador Paulo Bauer do PSDB de Santa Catarina, que é integrante da Comissão de Relações Exteriores, elogiou a iniciativa do governo brasileiro de unir as tropas nacionais com as da Venezuela. Mas cobrou dos Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores parcerias com outros países que fazem fronteira com o Brasil. 

(PAULO BAUER) É um ato positivo sem dúvida alguma. O Brasil tem necessidade de estabelecer acordos com os países vizinhos e também de fortalecer nosso trabalho na área da Polícia Federal para impedir a entrada de drogas no Brasil. O tráfico de drogas precisa ser combatido. E a primeira providência para termos resultados é cuidarmos melhor das fronteiras. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Bauer quer que a Comissão de Relações Exteriores discuta as medidas adotadas pelo governo brasileiro de enfrentamento à entrada de drogas e armas pelas fronteiras do Brasil. 

(PAULO BAUER) Precisamos discutir a questão do tráfico de drogas e da produção de drogas no âmbito da América do Sul tanto no Parlamento do Mercosul, que integro, como na Comissão de Relações Exteriores do Senado e em todas as instâncias governamentais do Brasil e dos demais países. 

(REPÓRTER) Em junho do ano passado, o governo federal lançou o Programa Estratégico de Fronteiras, que conta com efetivos das Forças Armadas e Nacional de Segurança Pública e das Polícias Federal e Rodoviária Federal no monitoramento das áreas de acesso ao país. Em seis meses de operação, foram apreendidas 115 toneladas de maconha e cocaína. As forças de segurança estão testando o Veículo Aéreo Não-Tripulado (Vant), que registra em tempo real por meio de câmaras imagens de aviões suspeitos, pistas de poso clandestinas e movimentação de traficantes em terra.
26/01/2012, 00h23 - ATUALIZADO EM 26/01/2012, 00h23
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00