Senadores acreditam em crescimento econômico superior a 4% — Rádio Senado

Senadores acreditam em crescimento econômico superior a 4%

LOC: OS SENADORES DO GOVERNO ACREDITAM EM CRESCIMENTO ECONÔMICO SUPERIOR A QUATRO POR CENTO, COMO PREVISTO PELO MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA.

LOC: MAS A OPOSIÇÃO DESTACA QUE CORTES NO ORÇAMENTO PODEM IMPEDIR UM BOM DESEMPENHO DA ECONOMIA NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os cortes no Orçamento Geral da União de 2012 só serão anunciados em meados de fevereiro. Ele não quis adiantar o valor, embora as estimativas sejam de um contingenciamento de até R$ 70 bilhões. Mas assegurou que a tesourada não vai atingir investimentos, que serão usados pelo governo federal como uma arma para garantir um crescimento econômico de até 5% neste ano. Entre as obras que terão recursos preservados estão as do Programa de Aceleração do Crescimento, da Copa do Mundo e do "Minha Casa, Minha Vida", que somam R$ 100 bilhões. O relator de Receitas do Orçamento, senador Acyr Gurcaz do PDT de Rondônia, afirmou que é possível o Brasil ter um Produto Interno Bruto de 5%, acima da média do crescimento mundial.

(ACYR GURCAZ) Entendo que há espaço sim dentro da nossa economia. Se o governo executar o Orçamento do jeito que foi feito e fizer os investimentos que estão programados para se fazer no país, acredito que o Brasil pode atingir a meta de 5% para o crescimento do PIB para este ano.

(REPÓRTER) Já o líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, questionou as contas da equipe econômica ao afirmar que os cortes no Orçamento vão atingir os investimentos.

(ALVARO DIAS) Não haverá aumento de investimentos, provavelmente, haverá assinatura de contratos. O governo não tem recursos para aumentar investimentos neste momento, tanto é que está cortando. Fica difícil entender esta lógica do governo. Hora diz que corta, hora diz que investe. Cortar onde? Cortar nas emendas? Ele já corta.

(REPÓRTER) Em resposta, o senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, ressaltou que além dos investimentos públicos, o Brasil vai receber neste ano recursos vindos de empresários estrangeiros.

(GIM ARGELO) Vamos ter vários investimentos externos. Quando o governo resolve investir, a iniciativa privada também investe. Só que o Brasil hoje recepciona milhares de investimentos em milhares de dólares em todas as frentes. Temos espaço para grandes investimentos e projetos, coisas que não existem mais em outros países.

(REPÓRTER) Segundo o Banco Central, somente em 2011, o Brasil recebeu um montante superior a 66 bilhões de dólares em investimentos. O valor representa um crescimento de quase 40% em relação ao ano de 2010.
24/01/2012, 06h57 - ATUALIZADO EM 24/01/2012, 06h57
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00