Valdir Raupp defende aprovação da reforma para vigorar em 2014 — Rádio Senado

Valdir Raupp defende aprovação da reforma para vigorar em 2014

LOC: O SENADOR VALDIR RAUPP DEFENDEU O ESFORÇO DO CONGRESSO NACIONAL PARA APROVAR UMA REFORMA POLÍTICA QUE VIGORE A PARTIR DE 2014. 

LOC: O PARLAMENTAR PELO PMDB DE RONDÔNIA DISSE TAMBÉM QUE PARA IMPLANTAR O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA É NECESSÁRIO APROVAR A CLÁUSULA DE BARREIRA. ELE CONVERSOU SOBRE O ASSUNTO COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(REPÓRTER): O senador Valdir Raupp lamenta que os partidos não tenham chegado a um acordo para aprovar uma reforma política em 2011, o que possibilitaria a aplicação das novas regras nas eleições municipais deste ano. Mas Valdir Raupp volta em fevereiro disposto a trabalhar pela aprovação de uma reforma que vigore a partir de 2014. Um dos pontos mais polêmicos da reforma política, o financiamento público de campanha, tem a simpatia do senador, mas ele acredita que a aprovação desse item depende da cláusula de barreira, que restringe a atuação parlamentar e a propaganda de partidos pouco representativos. Sem isso, acredita Valdir Raupp, seria impraticável operacionalizar o financiamento público: 

(VALDIR RAUPP) Eu acho muito difícil você financiar campanhas para milhares e milhares de candidatos e vereadores, prefeitos, deputados de 30 e poucos partidos que temos hoje registrados no Brasil. Então se tivesse uma cláusula de barreira para diminuir a quantidade de partidos. Então esse modelo de votação é está difícil d encontrar para poder aplicar o financiamento público de campanhas. 

(REPÓRTER): Ainda segundo Valdir Raupp, o dinheiro do fundo partidário, que esse ano deve chegar a 325 milhões de reais, não serve para o financiamento das campanhas. O senador afirmou que esses recursos são usados para manter o funcionamento das legendas, o que envolve estruturas municipais, regionais e nacional, além das fundações, mantidas pelos grandes partidos. 
18/01/2012, 07h20 - ATUALIZADO EM 18/01/2012, 07h20
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00