Clésio Andrade defende redução mais rigorosa do enxofre em diesel — Rádio Senado

Clésio Andrade defende redução mais rigorosa do enxofre em diesel

LOC: UMA DECISÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO OBRIGA OS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS A VENDER UM TIPO DE ÓLEO DIESEL MENOS POLUENTE.

LOC: O SENADOR CLÉSIO ANDRADE DEFENDE UMA PROPOSTA AINDA MAIS RÍGIDA PARA REDUZIR O ENXOFRE, QUE FAZ MAL À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

(REPÓRTER) Desde o início do ano, os postos de gasolina estão obrigados a vender o diesel S-50, um tipo de combustível menos poluente, com 50 miligramas de enxofre por quilo, em vez do S-500, com concentração de enxofre dez vezes maior. O presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, senador pelo PR de Minas Gerais, lamentou o fato de que os motoristas têm tido dificuldades para encontrar o produto, e defende uma redução ainda mais rigorosa da quantidade de enxofre. Ele lembrou que o diesel é o combustível mais utilizado no País, por ônibus, caminhões e tratores, e que apresentou um projeto que prevê a diminuição gradativa, até 2015, de 10 miligramas por quilo. Segundo especialistas, o enxofre contribui para a formação da chuva ácida, pode contaminar rios e lavouras, a ainda causar doenças respiratórias. Clésio Andrade argumentou que outros países já adotam combustível menos poluente.

(CLÉSIO ANDRADE) Por exemplo o Japão, é no máximo dez miligramas por quilograma de enxofre que pode ter no óleo diesel, os Estados Unidos é 15, a Europa é 50 miligramas por quilograma, Toda medida que se tomar que se reduza aquele poluente vai melhorar o meio ambiente, vai melhorar o planeta, Vai atender a expectativa de todos nós hoje que é preservar o nosso planeta.

(REPÓRTER) O projeto está em discussão na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, e ainda deve ser examinado pelas comissões de Assuntos Sociais e Infraestrutura.
16/01/2012, 00h00 - ATUALIZADO EM 16/01/2012, 00h00
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00