Parlamentares suecos apoiam realização da Rio+20 — Rádio Senado

Parlamentares suecos apoiam realização da Rio+20

LOC: UMA COMITIVA DE PARLAMENTARES SUECOS VISITOU O SENADO HOJE E MANIFESTOU APOIO AO BRASIL NA ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA RIO MAIS 20, EM JUNHO DESTE ANO.

LOC: OS PARLAMENTARES DOS DOIS PAÍSES DISCUTIRAM A SITUAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA, AS POLÍTICAS SOCIAIS DO GOVERNO E UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DE BRASIL E SUÉCIA. O REPÓRTER GEORGE CARDIM TEM MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER) A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado recebeu os 20 deputados de seis diferentes partidos que integram a Comissão de Mercado de Trabalho do Parlamento Sueco. Durante a reunião, os parlamentares dos dois países discutiram a situação econômica, o mercado de trabalho e o ambiente de negócios em nosso país. Também analisaram os programas sociais, as políticas brasileiras de inclusão social, o sistema tributário e a formação e capacitação profissional em nosso país. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito federal, explicou alguns pontos da política ambiental brasileira e pediu o apoio do governo e do parlamento da Suécia na realização da Rio mais 20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, em junho deste ano.

(RODRIGO ROLLEMBERG) Sabemos do interesse da Suécia nas questões ambientais, do desenvolvimento sustentável, uma das propostas defendidas pelo Brasil é dar uma força maior, a transformação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, efetivamente em uma agência, dando um status maior à questão do desenvolvimento sustentável. E gostaria de solicitar o apoio do parlamento sueco.

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Mercado de Trabalho do parlamento Sueco, Thomas Tobé, do Partido Moderado, defendeu uma maior aproximação cultural e comercial entre os dois países e garantiu o apoio da Suécia no sucesso da conferência Rio Mais 20. O Brasil e Suécia mantêm relações diplomáticas desde 1826. Os primeiros investimentos suecos no país foram em 1924, com a empresa Ericsson. Atualmente, há 220 companhias suecas no Brasil, com mais de 55 mil empregados. Entre elas, a Volvo e a Scania. As exportações suecas para o Brasil são compostas principalmente por produtos de alto valor agregado, como motores, geradores elétricos e equipamentos de telecomunicação. Já as exportações brasileiras estão concentradas em produtos agrícolas e alimentos com baixo grau de industrialização.
12/01/2012, 04h23 - ATUALIZADO EM 12/01/2012, 04h23
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00