Senado pode reinstalar Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo — Rádio Senado

Senado pode reinstalar Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo

LOC: O SENADO PODE REINSTALAR A SUBCOMISSÃO DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO. 

LOC: QUEM AFIRMA É O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, SENADOR PAULO PAIM. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) Acaba de ser divulgada pelo Ministério do Trabalho a lista das empresas, a maioria na região rural, autuadas por submeterem seus trabalhadores a condições análogas à escravidão. Esta é a chamada "Lista Suja", que atingiu em 2011 o número recorde de 294 nomes entre pessoas físicas e jurídicas. Mais de dois mil e 200 trabalhadores foram resgatados no ano passado de condições degradantes de trabalho, sem receberem sequer um salário. É por causa de situações como esta que o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, vai trabalhar, a partir do reinício dos trabalhos legislativos, pela reinstalação da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, que já foi aprovada a partir de sugestão feita pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. 

(PAULO PAIM) Como disse o senador Cristovam, a CDH tem a obrigação de olhar porque é política de direitos humanos. Como eu também acho que a CDH não pode ficar fora. 

(REPÓRTER) Somente nos últimos 6 meses, 52 empresas passaram a fazer parte desta "Lista Suja". E cresce o número de empresas na área urbana recorrendo a este tipo de prática, principalmente as que usam mão-de-obra de imigrantes ilegais de países como a Bolívia e o Haiti, entre outros. Quem faz parte da "Lista Suja" fica impedido de conseguir empréstimos nos bancos estatais, entre outras punições. No mesmo período, apenas duas empresas saíram da lista, por terem efetuado, entre outras medidas, o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores. Para Paim, o principal foco da subcomissão será trabalhar para incluir mais verbas no combate ao trabalho escravo e articular a aprovação de dois projetos: o que confisca as terras de quem explora trabalhadores e o que proíbe empresas condenadas por trabalho escravo de participar de licitações ou de receber qualquer tipo de financiamento de órgãos públicos.
10/01/2012, 00h33 - ATUALIZADO EM 10/01/2012, 00h33
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00