Congresso Nacional recebe a visita de 4 mil pessoas desde o natal — Rádio Senado

Congresso Nacional recebe a visita de 4 mil pessoas desde o natal

LOC: EM PERÍODO DE RECESSO PARLAMENTAR, O CONGRESSO NACIONAL PERMANECE DE PORTAS ABERTAS À POPULAÇÃO.

LOC: QUATRO MIL VISITANTES JÁ ESTIVERAM NA SEDE DO LEGISLATIVO DESDE O NATAL, COMO INFORMA O REPORTER MARCUS OLIVEIRA.

(REPÓRTER) Os meses de férias são sempre os períodos com o maior numero de visitantes no Congresso Nacional. Em 2011, mais de 40 mil pessoas visitaram a sede do parlamento nos meses de janeiro e julho. Agora em 2012, desde que começou o recesso legislativo, às vésperas do Natal, cerca de 4 mil pessoas já passaram pelos corredores do Senado e da Câmara. De segunda a sábado, a cada 30 minutos, um monitor guia os visitantes pelos diversos espaços da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, como os plenários, a exposição Túnel do Tempo e os Salões Negro, Verde e Azul. A visita traz informações que contribuem para uma melhor compreensão sobre o funcionamento das duas casas do Congresso Nacional, além de expor o seu rico patrimônio artístico e arquitetônico. O coordenador da visitação institucional do Senado Federal, Aguirre Estorilio, destacou que os visitantes vêm de diferentes partes do Brasil e também do exterior.

(AGUIRRE ESTORILIO) Nós temos muitos brasileiros especialmente muitos do Distrito Federal , Goiás e Minas Gerais e todos os estados do Brasil e também, temos um numero crescente de estrangeiros, cerca de 3,5 porcento do total de visitantes são de estrangeiros. Nós temos 90 países que nos visitaram em 2011, com destaques para França, Estados Unidos, China.

(REPÓRTER) Milton Alves, cearense, de 28 anos, afirmou estar surpreso com o que encontrou na visita ao Congresso.

(MILTON ALVES) Estou surpreso, é de surpreender. O desenho, a arquitetura, é impressionante.

(REPÓRTER) O mineiro Marcelo Cavalcanti, de 44 anos , considera uma obrigação cívica conhecer o Congresso Nacional.

(MARCELO CAVALCANTI) Isso faz parte das nossas obrigações civis, entender como funciona e fazer desta casa uma casa voltada para o país.

(REPÓRTER) Para mais informações sobre a visitação à sede do Congresso Nacional, envie mensagem visite@senado.gov.br ou ligue (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Da rádio senado Marcus Oliveira. A cada 30 minutos, um monitor guia os visitantes pelos diversos espaços da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, como o Plenário Ulysses Guimarães, o Plenário do Senado Federal, a exposição Túnel do Tempo e os Salões Negro, Verde e Azul. A visita traz informações que contribuem para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do Congresso Nacional e o papel de suas duas casas, além de expor o seu rico patrimônio artístico e arquitetônico. Em 2011, a sede do Legislativo Federal recebeu quase 180 mil visitantes. Não é necessário agendamento para grupos de até 15 pessoas. Acima deste número e para visitas em inglês, espanhol e na linguagem brasileira de sinais (libras) o agendamento é obrigatório e pode ser feito no Portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo endereço http://www2.camara.gov.br/a-camara/conheca/visiteacamara.Para mais informações, envie mensagem  pelo visite@senado.gov.br ou ligue (61) 3303-4671 E 3303-1581, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, informações pelo telefone (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h. 
09/01/2012, 05h26 - ATUALIZADO EM 09/01/2012, 05h26
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00