Vacinação antitetânica poderá ser obrigatória para trabalhadores do setor — Rádio Senado

Vacinação antitetânica poderá ser obrigatória para trabalhadores do setor

LOC: A VACINAÇÃO ANTITETÂNICA PODERÁ SE TORNAR OBRIGATÓRIA PARA OS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DO SENADOR PAULO DAVIM, DO PV DO RIO GRANDE DO NORTE, QUE ESTÁ EM ANÁLISE NO SENADO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Doença infecciosa e não contagiosa, que pode levar à morte, o tétano entra no organismo humano a partir de cortes ou ferimentos com objetos infectados pela bactéria clostridium tetani. Algumas categorias de trabalhadores, como aqueles que atuam na construção civil, estão mais expostos a esse tipo de acidente. Para evitar a propagação da doença entre esses profissionais, o senador Paulo Davim quer tornar obrigatória a vacinação antitetânica para os trabalhadores do setor. Segundo Davim, que é senador pelo PV potiguar, trata-se de uma medida eficaz para tornar mais segura a atividade nos canteiros de obras.

(PAULO DAVIM) Existe uma incidência maior do acometimento pelo tétano, pelo clostridium tetani, a vacinação é gratuita, acessível a todo e qualquer cidadão, e ela tem um período de cobertura de dez anos, portanto é viável, dá maior segurança ao trabalhador e à empresa também, e uma medida profilática bastante razoável no tocante à visão de saúde pública que a gente torce que se implemente no Brasil.
 
(REPÓRTER) Dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo apontam que pelo menos 18% dos casos de tétano no Brasil se concentram justamente nos trabalhadores da construção civil. O projeto que obriga a vacinação desses profissionais está atualmente na Comissão de Assuntos Sociais, onde tem como relator o senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina.
05/01/2012, 05h53 - ATUALIZADO EM 05/01/2012, 05h53
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00