Senadora cobra liberação de verbas para municípios atingidos pela seca — Rádio Senado

Senadora cobra liberação de verbas para municípios atingidos pela seca

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, COBROU NESTA QUARTA-FEIRA AGILIDADE DO GOVERNO FEDERAL NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS DE SEU ESTADO ATINGIDOS PELA SECA.

LOC: MAIS DE 40 CIDADES GAÚCHAS DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, EM RAZÃO DA FALTA DE CHUVAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) A estiagem, que em algumas regiões do estado chega a 60 dias, prejudica a produção agrícola e também leiteira em dezenas de municípios gaúchos. Segundo a defesa civil do Rio Grande do Sul, cerca de 250 mil pessoas já foram afetadas, e cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo sofrem com o racionamento de água. Para a senadora Ana Amélia, o governo federal precisa ser mais ágil na liberação de verbas, para que as prefeituras possam enfrentar o período de seca.

(ANA AMÉLIA) Emergencialmente você tem que dar um socorro não só liberando antecipadamente recursos, mas propiciando também o abastecimento de água através de carro pipa aos produtores rurais. É nessa medida que eu penso que está faltando ao governo federal é rapidez, porque a emergência já diz na própria palavra, emergência, e é preciso então uma maior celeridade na liberação desses recursos.

(REPÓRTER) A parlamentar pelo PP gaúcho disse que é preciso investir em ações preventivas, e ressaltou que essa foi uma de suas prioridades na emenda que sugeriu ao Orçamento da União para este ano.

(ANA AMÉLIA) Essa verba será canalizada também para a formação de consórcios e compra de máquinas de maior valor para atender o maior número de municípios na feitura de açudes e algumas pequenas barragens para acumulação de água para servir nesses momentos de crise cíclica, porque algumas regiões já sofrem isso há várias décadas.

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia comentou as recentes matérias divulgadas pela imprensa apontando que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, teria concentrado em seu estado, Pernambuco, a liberação de verbas para o enfrentamento dos desastres naturais.

(ANA AMÉLIA) Dou um voto de confiança, não creio que o ministro esteja fazendo isso, porque também o nordeste sofre com esses problemas de seca, e às vezes sofre também com problemas de enchente, e é claro que é preciso dar uma atenção prioritária às emergências. Isso não, digamos, libera o ministro de dar atenção ao país.

(REPÓRTER) Nesta quarta-feira, a ministra Gleisi Hoffman divulgou nota negando que a presidente Dilma Roussef tenha determinado uma intervenção da Casa Civil na liberação das verbas do Ministério da Integração Nacional.
04/01/2012, 05h20 - ATUALIZADO EM 04/01/2012, 05h20
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00