CE aprovou projeto que aumenta a permanência de alunos nas escolas — Rádio Senado

CE aprovou projeto que aumenta a permanência de alunos nas escolas

LOC: VALORIZAÇÃO DO ARTISTA, AUMENTO DO TEMPO EM QUE OS ESTUDANTES PASSAM NA ESCOLA E INCENTIVO AO ESPORTE.

LOC: ESSAS FORAM ALGUMAS DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EM 2011. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS:

(REPÓRTER) A Comissão de Educação aprovou diversos projetos que pretendem aumentar a permanência dos alunos nas escolas, como o do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, que amplia a exigência de frequência mínima de aulas para aprovação de 75 para 80 por cento e a proposta do ex-senador Wilson Mattos que aumenta em 40 minutos o turno escolar dos níveis fundamental e médio das escolas públicas. Com isso, a duração total do ano letivo passaria de 800 para 960 horas-aula. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, destacou que quanto mais tempo as crianças e os adolescentes passarem na escola, melhor. Na opinião dele, o Brasil está atrasado na implantação do ensino de tempo integral.

(CRISTOVAM BUARQUE) Já deveríamos ter feito isso 50 anos atrás. Ao criar a demanda a gente vai atrás dos recursos. Nós temos que fazer isto. Estas crianças não vão esperar só crescer daqui a alguns anos. Elas crescem todo dia.

(REPÓRTER) Outro destaque ficou para a proposta que determina a criação de programas de acompanhamento e combate ao "bullying", tanto nas escolas públicas como nas escolas privadas. Na área da cultura, a comissão aprovou o projeto que garante aos músicos, artistas e técnicos de espetáculos de diversões o direito de pedir o seguro desemprego. A autora da proposta foi a ex-senadora Marisa Serrano, de Mato Grosso do Sul. Ao defender a medida ela explicou que o projeto atende a uma antiga reivindicação da classe artística e vai beneficiar principalmente os trabalhadores mais idosos.

(MARISA SERRANO) E tivemos aqui um grupo grande de artistas com idade avançada, brigando pra ter um seguro desemprego diferenciado. Principalmente pela precariedade das relações trabalhistas que eles têm.

(REPÓRTER) A Comissão de Educação, que também avalia projetos e temas ligados ao esporte, aprovou o projeto que prevê prioridade para os programas que usam a lei de incentivo ao esporte em ações voltadas a escolas públicas de comunidades carentes. Temas como os direitos de transmissão pela TV dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram debatidos em audiências públicas.
30/12/2011, 01h15 - ATUALIZADO EM 30/12/2011, 01h15
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00