Inácio Arruda não acredita em desistência do uso do novo ponto — Rádio Senado

Inácio Arruda não acredita em desistência do uso do novo ponto

LOC: O SENADOR INÁCIO ARRUDA NEGA QUE O ADIAMENTO DA VIGÊNCIA DO NOVO PONTO ELETRÔNICO SEJA UMA DESISTÊNCIA DO USO DO EQUIPAMENTO. 

LOC: OS EMPRESÁRIOS FALAM EM DIFICULDADE PARA INSTALAR AS MÁQUINAS QUE VÃO IMPRIMIR COMPROVANTES DO HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DOS TRABALHADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O Ministério do Trabalho adiou pela quinta vez a adoção obrigatória do novo ponto eletrônico. A medida deveria passar a valer na virada do ano e agora deve entrar em vigor a partir de abril de 2012. A novidade do equipamento é que será impresso um comprovante toda vez que o empregado registrar a entrada e a saída. Segundo o Ministério do Trabalho, o sistema, que deveria ser implementado em 2009, tem o objetivo de garantir o pagamento das horas extras. Mas os empresários alegam dificuldades para comprar os equipamentos, por isso, queriam que as novas regras não começassem a valer em janeiro. O líder do PC do B, senador Inácio Arruda, do Ceará, minimizou o adiamento do ponto eletrônico. Ele destacou que é necessário um novo prazo de negociação entre governo, empresários e trabalhadores. (Inácio) Acho que brevemente, conseguiremos superar essas resistências. Você tem tanto um problema de um lado da organização dos trabalhadores, que fazem uma pressão muito forte, e evidente que há também uma pressão patronal. Enquanto não forem dirimidas dúvidas e resistências resolvidas, fica o governo tentando buscar este acordo. Acho que brevemente teremos uma solução. REP: Já o vice-líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, é contrário à medida e destacou a dificuldade de as empresas de todos os setores instalarem os novos equipamentos. (Aloysio) Obrigaria todas as empresas do meio urbano e rural a instalarem esse sistema. E é um sistema caro, de manutenção difícil, de alimentação por corrente elétrica problemática em pontos remotos do território nacional. REP: De acordo com a nova portaria, já publicada no Diário Oficial da União, o uso obrigatório do ponto eletrônico com impressão de comprovante vai ocorrer de forma escalonada: em abril, pelas indústrias, comércio em geral e setor de serviços, como bancos e escolas. A partir de junho, será a vez das empresas do setor agrícola, e em setembro, a das micro e pequenas empresas.
28/12/2011, 00h11 - ATUALIZADO EM 28/12/2011, 00h11
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00