Sarney tenta viabilizar votação antes do recesso — Rádio Senado

Sarney tenta viabilizar votação antes do recesso

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO, JOSÉ SARNEY, SE REUNIU COM PARLAMENTARES PARA TENTAR VIABILIZAR A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO AINDA ANTES DO RECESSO.

LOC: MAS SEGUNDO O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, SEM UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE REAJUSTE PARA APOSENTADOS E SERVIDORES O ORÇAMENTO PARA 2012 NÃO SERÁ VOTADO ESTE ANO. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(REPÓRTER) Na tentativa de viabilizar a votação da proposta de Orçamento da União para 2012, ainda nesta quinta-feira, o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, fez um apelo aos parlamentares que obstruem a votação para que o orçamento seja aprovado antes do recesso. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que defende garantias de reajuste dos aposentados e pensionistas em 2012 e se reuniu com o presidente do Congresso afirma que espera que o governo acate a emenda ao orçamento com um reajuste de 11,7% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais de um salário mínimo.

(PAULO PAIM) Nós também queremos votar, desde que atenda uma demanda dos aposentados e também dos servidores públicos. Se o plenário do Congresso acatar a emenda que nós estamos propondo está resolvido e vamos pra casa.

(REPÓRTER) Além do reajuste para os aposentados, os parlamentares que estão impedindo a votação do orçamento também querem garantir o rejuste de servidores públicos e magistrados. O deputado Paulo Pereira da Silva, do PDT de São Paulo, espera que a presidente Dilma Rousseff apresente uma proposta alternativa. 

(PAULO PEREIRA DA SILVA) Nós já nos reunimos com metade da bancada do governo e ainda nada. Nós estamos querendo que a presidente Dilma venha falar conosco. Eu não vou fazer nenhum acordo que não tenha o aval da presidente Dilma, porque depois não cumpre. Nós topamos se ela disser, vamos negociar em 2012 o aumento dos aposentados e vamos negociar para o setor público a gente topa e libera para a votação do orçamento.

(REPÓRTER) Se a votação do Orçamento não ocorrer até meia-noite desta quinta-feira, a matéria só será examinada no próximo ano.
22/12/2011, 06h38 - ATUALIZADO EM 22/12/2011, 06h38
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00