Sarney faz balanço dos trabalhos legislativos em 2011 — Rádio Senado

Sarney faz balanço dos trabalhos legislativos em 2011

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, FEZ NESTA QUINTA-FEIRA, UM BALANÇO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS AO LONGO DE 2011.

LOC: DESTACOU O ESFORÇO DOS SENADORES EM APROVAR PROPOSTAS QUE PODEM AJUDAR A ECONOMIA BRASILEIRA. TAMBÉM ENUMEROU AS INICIATIVAS PARA MODERNIZAR LEIS, COMO O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(REPÓRTER) A última grande votação no plenário do Senado Federal foi a da Proposta de Emenda Constitucional que prorrogou a Desvinculação de Receitas da União, a DRU, até 2015. Para o senador José Sarney, ao aprovar essa proposta, os senadores deixaram claro o compromisso com o país.

(JOSÉ SARNEY) Demonstrando o Senado que consegue com a devida celeridade compatibilizar dissensos quando se trata do interesse maior do interesse público, como era o caso da responsabilidade fiscal. 

(REPÓRTER) Ainda na área econômica, José Sarney lembrou que o Senado aprovou a reformulação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e a regulamentação da Emenda 29, que assegura mais dinheiro para a Saúde Pública. 

(JOSÉ SARNEY) O Senado conseguiu avanços importantes, ainda que não pudéssemos contemplar na proposta todas as demandas que foram oferecidas.

(REPÓRTER) No que diz respeito ao Meio Ambiente, o presidente do Senado ressaltou os debates e a votação do projeto do novo código florestal.

(JOSÉ SARNEY) Acredito que o Senado tenha conseguido equilibrar entre a produção de alimentos e a conservação do meio ambiente, conjugando as necessidades presentes, com os interesses das futuras gerações. 

(REPÓRTER) José Sarney também ressaltou a votação de projetos na área de trânsito, como regras mais claras para punir os motoristas alcoolizados. Na educação, destacou a proposta que destina parte da arrecadação das loterias federais ao programa Projovem. Disse ainda que o Senado tem trabalhado, junto a juristas, para modernizar o Código de Defesa do Consumidor, o Código Eleitoral e o Código Penal. Tratou ainda de outro projeto votado pelos senadores, que foi o que criou a Comissão da Verdade.

(JOSÉ SARNEY) A Comissão da Verdade contribuirá para constituir um futuro de reconciliação e de estabilidade democrática. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, lamentou, no entanto, que a Câmara dos Deputados não tenha votado ainda a proposta de emenda constitucional, que muda as regras para a análise das medidas provisórias.
22/12/2011, 05h27 - ATUALIZADO EM 22/12/2011, 05h27
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00