Relatório aponta falta de investimento em ações de Segurança Pública — Rádio Senado

Relatório aponta falta de investimento em ações de Segurança Pública

LOC: A COMISSÃO TEMPORÁRIA DESTINADA A ACOMPANHAR AS AÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O SEU RELATÓRIO FINAL. 

LOC: O DOCUMENTO CRITICA O GOVERNO FEDERAL PELA BAIXA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DESTINADO ÀS AÇÕES DE SEGURANÇA. REPORTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) O relatório apresentado pelo senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, aponta a falta de investimentos como o principal problema para a Segurança Pública no país. O parlamentar citou exemplos de iniciativas que não tiveram cumpridas suas previsões orçamentárias. Um deles foi o projeto Calha Norte, na região de fronteira da Amazônia, no qual foram aplicados menos de 3% dos recursos estimados para este ano. O relator citou ainda o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, o Programa de Segurança de Voo e Controle do Espaço Aéreo, e o Sistema Único de Segurança Pública como projetos que tiveram baixa execução orçamentária em 2011. Na avaliação do senador Pedro Taques, essa situação mostra que a área de segurança não recebe a devida atenção por parte do governo federal.

(PEDRO TAQUES) Isto prova que segurança não é prioridade. Me parece que nós vivemos na Suíça, quando nós sabemos que o principal transtorno da sociedade brasileira é a questão da segurança. Muitos brasileiros mudam seu hábito de vida, sua forma de viver, em razão da falta de segurança, e nós, a República Federativa do Brasil, através do poder Executivo, que é aquele que realiza as ações, não está cumprindo as suas funções.

(REPÓRTER) Pedro Taques adiantou que, mesmo com o fim dos trabalhos da comissão temporária, o Senado vai continuar acompanhando a execução das políticas de segurança pública, por meio de uma subcomissão permanente instituída para tratar do assunto. 

(PEDRO TAQUES) Levantamos o tema e vamos debater com mais profundidade vamos verticalizar o debate lá na subcomissão de Segurança Pública do Senado, que é vinculada à CCJ que eu a presido. Ali nós vamos debater a Segurança Pública, e fiscalizar a aplicação dos recursos por parte do poder executivo, não adianta nós lançarmos programas com nomes pomposos, que só significam marketing, nós temos que fazer com que esses programas sejam concretizados.

(REPÓRTER) A Comissão Temporária que acompanhou as ações da Política Nacional de Segurança Pública teve como presidente o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas.
20/12/2011, 06h42 - ATUALIZADO EM 20/12/2011, 06h42
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00