CDH debaterá criação de novo bairro em Brasília — Rádio Senado

CDH debaterá criação de novo bairro em Brasília

LOC: UMA POLÊMICA NO NOVO BAIRRO DE BRASÍLIA, O SETOR NOROESTE, VAI SER TEMA DE UMA DAS PRIMEIRAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM 2012 DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO.

LOC: ÍNDIOS DA ETNIA "FULNI-Ô" SE RECUSAM A DEIXAR O LOCAL, ONDE ESTÁ PREVISTA A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS DE APARTAMENTOS. REPORTER SERGIO VIEIRA:

(REPÓRTER): Ao contrário do que fizeram os índios das etnias "Tuxá" e "Kariri-Xocó", que aceitaram ser transferidos para outras áreas da Capital Federal, os índios da etnia "Fulni-Ô" recusaram as propostas mediadas pela FUNAI, e com a ajuda de setores do movimento estudantil continuam ocupando uma área do Setor Noroeste de Brasília. O problema é que diversas construtoras trabalham a todo o vapor no local, com vendas já feitas para futuros moradores. Mas os índios "Fulni-Ô" alegam que a área que estão ocupando é um santuário, e que os rituais que praticam só podem acontecer ali. Por causa desta situação a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, pediu que a Comissão de Direitos Humanos do Senado reunisse autoridades da FUNAI, do Governo do Distrito Federal e representantes indígenas em busca de um acordo. O pedido foi votado e aprovado com o apoio do Presidente da CDH, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. 

(PAULO PAIM): Notícias de conflitos ocorridos com os índios que residiram há muitos anos na área onde está sendo implementada o Setor Residencial Noroeste aqui em Brasília. Eu assinarei embaixo, será marcada para o ano que vem. 

(REPÓRTER): Os índios também alegam que, desde que o conflito começou, o fornecimento de água e energia para o local foi muito prejudicado.
16/12/2011, 00h20 - ATUALIZADO EM 16/12/2011, 00h20
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00