CRE pode discutir situação de haitianos no Brasil na próxima terça — Rádio Senado

CRE pode discutir situação de haitianos no Brasil na próxima terça

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PODERÁ DISCUTIR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, A SITUAÇÃO DOS HAITIANOS NO BRASIL.  

LOC: OS SENADORES DEVERÃO CONVIDAR REPRESENTANTES DA ONU E DO GOVERNO BRASILEIRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): Além do terremoto que matou cerca de duzentas mil pessoas e do desemprego, o Haiti enfrenta uma epidemia de cólera. Milhares de haitianos entram no Brasil, pela região de Tabatinga, no Amazonas, ou Assis Brasil, no Acre, em busca de uma vida melhor, com o status de refugiados. Segundo o senador Jorge Viana, do PT do Acre, o número de haitianos no País não para de crescer.

(JORGE VIANA): A situação é tão grave que de janeiro de 2010 até este momento já entraram por essas duas rotas 4 mil haitianos.

(REPÓRTER): A Comissão de Relações Exteriores aprovou, em caráter excepcional, a realização de uma audiência pública, dada a situação de carência vivida pelos haitianos. Jorge Viana diz que eles estão sendo explorados por agenciadores, e, como lembrou o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o Brasil deve proteger e tratar com respeito essas pessoas. 

(CRISTOVAM BUARQUE): Gostaria que ficasse claro que nossa principal preocupação é humanitária, não fronteiriça. Que nossa primeira intenção é como cuidar dessas pessoas, e não como barrar a entrada delas. Até pode chegar o momento em que fica impossível receber todos, mas que não seja essa a primeira intenção. 

(REPÓRTER): A ideia da Comissão de Relações Exteriores é ouvir representantes do Ministério da Justiça, do Itamaraty, do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e das Nações Unidas.
15/12/2011, 00h19 - ATUALIZADO EM 15/12/2011, 00h19
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00