Comissão recebe ministro Aloizio Mercadante na última reunião de 2011 — Rádio Senado

Comissão recebe ministro Aloizio Mercadante na última reunião de 2011

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RECEBEU NA MANHÃ DESTA QUINTA FEIRA O MINISTRO ALOIZIO MERCADANTE, NA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DE 2011.
 
LOC: ELE APRESENTOU AOS SENADORES O PLANO ESTRATÉGICO DA PASTA PARA OS PRÓXIMOS ANOS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(REPÓRTER) O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, fez aos senadores uma exposição dos detalhes da estratégia nacional do setor para os próximos até 2015. Ele afirmou que a inovação tecnológica é essencial para que o Brasil continue a crescer no cenário econômico mundial. E, por isso, o governo federal incluiu a área de ciência, tecnologia e inovação como um dos pilares do desenvolvimento para os próximos anos.

(Mercadante) A primeira grande preocupação foi colocar ciência, tecnologia e inovação como eixo estruturante do desenvolvimento do Brasil, está hoje com uma das macrometas do PPA, relatado pelo senador Walter Pinheiro, que acho que foi uma conquista muito importante pro Brasil eleger isso como uma das grandes prioridades.
 
(REPÓRTER) Para alcançar essa meta, Aloizio Mercadante enumerou os desafios que precisam ser superados, como a defasagem científica e tecnológica do Brasil em comparação com os países desenvolvidos, e a superação das desigualdades sociais e regionais. Ele apresentou algumas ações do ministério, como o desenvolvimento de satélites e o programa de bolsas no exterior para as carreiras cientificas. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, reconheceu a importância desses programas.
 
(EDUARDO BRAGA) A exposição demonstra o esforço que governo da presidenta Dilma e ministério conduzido pro vossa excelência, vem fazendo num planejamento estratégico e em ações estratégicas. De recuperação e ampliação da ciência e tecnologia e inovação.

(REPÓRTER) O ministro Aloizio Mercadante disse que expectativa do ministério é que até 2015 cem mil estudantes possam fazer parte da sua formação superior em centros de referência estrangeiros.
15/12/2011, 00h48 - ATUALIZADO EM 15/12/2011, 00h48
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00