Comissão permanente encerra os trabalhos do ano nesta quarta — Rádio Senado

Comissão permanente encerra os trabalhos do ano nesta quarta

LOC: A COMISSÃO MISTA PERMAMENTE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ENCERROU OS TRABALHOS DO ANO NESTA QUARTA-FEIRA.
 
LOC: DEPUTADOS E SENADORES APROVARAM O RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO GRUPO EM 2011, QUE INCLUIU AS DISCUSSÕES SOBRE A RIO+20 E A PRORROGAÇÃO DO PROTOCOLO DE KYOTO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) Em apenas 90 dias de trabalho, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas promoveu uma série de audiências públicas para discutir a redução dos gases do efeito estufa e outros problemas ambientais causados pelas alterações no clima. O presidente da comissão, senador Sérgio Sousa, do PMDB do Paraná, fez um balanço dos trabalhos.
 
(SÉRGIO SOUSA) Então, em apenas três meses, essa comissão promoveu 16 reuniões, essa é a 17ª reunião, essa comissão foi até a África do Sul, foi até o sul do país, foi até o nordeste e foi até São Paulo.
 
(REPÓRTER) Um dos principais focos da Comissão de Mudanças Climáticas foi o debate sobre a posição que o governo brasileiro vai adotar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio mais 20, que vai ocorrer na cidade do Rio de Janeiro em maio do ano que vem. O relatório da Comissão de Mudanças Climáticas tem também um capítulo específico sobre a participação de representantes do colegiado na COP-17, encontro sobre o clima que aconteceu em Durban, na África do Sul, entre os dias 28 de novembro e 09 de dezembro. O senador Sérgio Sousa disse que dois dos principais objetivos do encontro foram alcançados: o compromisso de negociar a redução de gases do efeito estufa e a prorrogação do Protocolo de Kyoto.
 
(SÉRGIO SOUSA) Pela primeira vez, chegou-se a um acordo que inclui os Estados Unidos da América, a China, o Brasil e a Índia para se negociar um novo protocolo que tenha metas obrigatórias para todos os grandes emissores dos gases de efeito estufa, até 2015 as metas que passarão a vigorar em 2020. Além disso, o Protocolo de Kyoto foi prorrogado até 2017 ou 2020.

(REPÓRTER) Sérgio Sousa lamentou apenas o fato de Japão, Canadá e Rússia terem abandonado o Protocolo de Kyoto. Como última atividade em 2011, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas vai participar do lançamento da Primeira Cúpula Mundial de Legisladores Junto à Rio Mais Vinte, que acontece na próxima sexta-feira, dia 16, no Rio de Janeiro.
 
14/12/2011, 05h19 - ATUALIZADO EM 14/12/2011, 05h19
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00