Comissão rejeita convocação do ministro Fernando Pimentel — Rádio Senado

Comissão rejeita convocação do ministro Fernando Pimentel

LOC: A COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO FEDERAL REJEITOU O REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO, FERNANDO PIMENTEL, PARA PRESTAR DEPOIMENTO NO SENADO.

LOC: DENÚNCIAS NA IMPRENSA LEVANTARAM SUSPEITAS SOBRE A ATUAÇÃO DE PIMENTEL COMO CONSULTOR DE EMPRESAS E ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2010. A REPORTAGEM É DE ROGÉRIO DY LA FUENTE. 

(REPÓRTER): O resultado da votação na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle foi de oito votos contrários e cinco a favor do pedido. O requerimento rejeitado foi apresentado pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. Ele queria que o ministro Fernando Pimentel detalhasse no Senado a atuação como consultor e que tirasse qualquer dúvida sobre possíveis ações de tráfico de influência em processos de licitação da prefeitura de Belo Horizonte. Álvaro Dias apelou para um acordo entre os partidos de oposição e de sustentação ao governo.

(ALVARO DIAS) Nós celebramos um acordo de que os convites seriam prontamente acolhidos pelo próprio governo. Houve um anúncio do próprio governo, que repercutiu num entendimento entre lideranças na casa, de que todo requerimento ou convite seria acolhido pela maioria governista, já que o governo entendia ser do seu dever prestar esclarecimentos à sociedade.

(REPÓRTER) O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, explicou que no entender dele não era o caso de valer o acordo. O senador pernambucano defendeu que as denúncias não tem relação com a atividade atual de Fernando Pimentel dentro do Governo Dilma Rousseff.

(HUMBERTO COSTA) Porque ele vendeu a sua força de trabalho para empresas que não se relacionam com o Governo Federal, não são prestadores, não são fornecedores. No máximo caberia, talvez, à Câmara de Vereadores de Belo Horizonte convidar ou convocar o ministro, por algumas dessas empresas terem relações de serviço com a Prefeitura de Belo Horizonte.

(REPÓRTER) A atuação de Pimentel como consultor entre 2009 e 2010, período em que ele não ocupava cargos públicos, vem sendo colocada sob suspeita por órgãos da imprensa.
13/12/2011, 03h32 - ATUALIZADO EM 13/12/2011, 03h32
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00