CDH priorizará a fiscalização dos trabalhos da Comissão da Verdade — Rádio Senado

CDH priorizará a fiscalização dos trabalhos da Comissão da Verdade

LOC: O SENADOR PAULO PAIM DO PT DO RIO GRANDE DO SUL ANUNCIOU NESTA TERÇA-FEIRA QUE FISCALIZAR OS TRABALHOS DA “COMISSÃO DA VERDADE” SERÁ A PRIORIDADE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA O ANO QUE VEM.

LOC: O ANÚNCIO ACONTECEU DURANTE A REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DA CDH DURANTE ESTE ANO. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): A Comissão de Direitos Humanos encerrou seus trabalhos de 2011 nesta terça-feira, fazendo um balanço dos trabalhos realizados durante o ano. E para o presidente do colegiado, o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, dentre os 43 Projetos de Lei aprovados, destacam-se os que procuraram ampliar os direitos de segmentos da população como os deficientes físicos, as mulheres e os jovens, especialmente os vinculados às classes populares. Paim também destacou, dentre as 106 reuniões realizadas, as 85 Audiências Públicas para debater projetos e questões sociais. Ele afirma que em 2012 a Comissão irá continuar sendo o que chama de “a trincheira dos movimentos sociais no Senado”. 

(PAULO PAIM): Quando eu olho cada folha é cada filme que vem na minha frente, da angústia, da tristeza. De cada homem, de cada mulher que aqui participou, dos sem-teto, dos sem-terra, trabalhadores de empresas falidas para garantir seu emprego, da violência contra os professores. Está encerrada a Audiência Pública que Deus abençoe a todos nós. 

(REPÓRTER): Para o ano que vem Paim anunciou que a prioridade será fiscalizar a atuação da “Comissão da Verdade”, que buscará esclarecer os inúmeros casos de violação aos direitos humanos acontecidos principalmente durante a ditadura militar de 1964 a 1985. Outra prioridade será continuar buscando um acordo com o governo visando o fim do “Fator Previdenciário”, proposta que já conta com o apoio do ministro da Previdência, o senador licenciado Garibaldi Alves Filho.
13/12/2011, 01h27 - ATUALIZADO EM 13/12/2011, 01h27
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00