Miriam Belchior diz que obras do PAC estão em ritmo acelerado — Rádio Senado

Miriam Belchior diz que obras do PAC estão em ritmo acelerado

LOC: A MINISTRA DO PLANEJAMENTO, MIRIAM BELCHIOR, DISSE AOS SENADORES DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA QUE OBRAS DO PAC ESTÃO EM RITMO ACELERADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER): A ministra do Planejamento, Míriam Belchior, afirmou que 2011 já superou em todos os aspectos o ano passado em relação ao andamento das ações do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Ela disse que 494 km de rodovias foram asfaltados, outros seis mil e 600 km estão sendo pavimentados e foram feitas melhorias em estradas vicinais; mais de três mil quilômetros de ferrovias estão sendo construídos, vinte e duas obras estão em andamento em portos e outras vinte e uma em aeroportos; mais de 80 projetos relacionados à energia estão sendo tocados e o país está prestes a se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes. Míriam Belchior ressaltou a importância dos investimentos do PAC. 

(MÍRIAM BELCHIOR): O Brasil de novo está numa posição privilegiada para enfrentar a crise internacional. Já em 2008/2009 o fato de nós termos o PAC foi fundamental para que pudéssemos enfrentar de maneira mais soberana os efeitos da crise internacional. 

(REPÓRTER): Ricardo Ferraço, senador do PMDB do Espírito Santo, aproveitou a presença da ministra para cobrar empenho do governo na modernização de alguns marcos legais.

(RICARDO FERRAÇO): ouvindo vossa senhoria, parece que não temos problemas, não temos desafios, não estamos enfrentando um conjunto de dificuldades, problemas relacionados à lei de licitação, que ao meu juízo é antiquada e registro que não vejo esforços do governo na direção de atualizarmos e modernizarmos a legislação. 

(REPÓRTER): Míriam Belchior respondeu ao senador que também considera desnecessárias algumas amarras da Lei de Licitações. Ela lembrou que o Regime Diferenciado de Contratações Públicas, RDC, específico para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014, poderá sinalizar um novo caminho para a Lei.
08/12/2011, 00h23 - ATUALIZADO EM 08/12/2011, 00h23
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00