Acordo viabiliza aprovação do novo Código Florestal — Rádio Senado

Acordo viabiliza aprovação do novo Código Florestal

LOC: UM ACORDO ENTRE OS SENADORES VIABILIZOU A APROVAÇÃO, NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA, DO TEXTO BASE DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL. 

LOC: ENTRE AS MUDANÇAS APROVADAS, O PROJETO PERMITE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS EM ENCOSTAS COM MAIS DE 25 GRAUS DE INCLINAÇÃO E ABRE A POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DE MULTAS A TODOS OS PRODUTORES QUE FIZERAM DESMATAMENTOS ILEGAIS. A REPORTAGEM É DE ROGÉRIO DY LA FUENTE, COM PRODUÇÃO DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) O Plenário aprovou nesta terça-feira, com 58 votos a favor e 8 contrários, o texto-base do novo Código Florestal. A votação foi iniciada pouco depois das cinco da tarde. Vinte senadores usaram a palavra antes que os relatores, os senadores Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina e Jorge Viana, do PT do Acre, fizessem a apresentação do substitutivo ao Projeto de lei de Código Florestal aprovado pela Câmara. Na defesa do substitutivo, o senador Jorge Viana reforçou que o Código Florestal não anistiará produtores rurais desmatadores. 

(Jorge Viana) “Nessa proposta de Código Florestal, não tem trela pra desmatador, pra quem destrói a floresta de maneira ilegal. O código aponta pra manejo florestal. O Código cria as condições pra que o desmatamento ilegal no Brasil seja zero. Vai depender das autoridades, vai depender da boa vontade de todos nós”  

(Repórter) A senadora Kátia Abreu, do PSD do Tocantins, se congratulou com a ministra do meio ambiente, Izabela Teixeira, que acompanhou a votação e ajudou a construir o acordo em torno do texto. 

(Kátia Abreu) “Quero aqui parabenizar o Ministério do Meio Ambiente, a Ministra Izabella, que fez o que pôde nessas negociações. Esse texto que está sendo votado aqui hoje não é o melhor dos mundos para os produtores rurais, mas foi o possível, foi aquilo que foi possível ser feito num Estado democrático.” 

(Repórter) Representando o pensamento ambientalista, o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, lamentou tópicos contidos no texto aprovado. 

(Paulo Davim) “O texto traz alguns avanços, claro que traz. Mas também traz muitos retrocessos. Não podemos jamais aceitar o desrespeito das APPs nos cursos d´água. Por mais que digam que são rios de apenas 10 metros, que os grandes serão protegidos. Ora, bolas, todo rio grande começa pequeno.”  

(Repórter) Das 78 emendas apresentadas em plenário ao substitutivo apenas 26 foram acolhidas. O texto segue de volta para a Câmara dos Deputados.
06/12/2011, 10h24 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 10h24
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00