João Capiberibe defende controle social sobre gastos públicos — Rádio Senado

João Capiberibe defende controle social sobre gastos públicos

LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ, DEFENDEU O CONTROLE SOCIAL SOBRE OS GASTOS PÚBLICOS.
 
LOC: RECÉM-EMPOSSADO NO SENADO, JOÃO CAPIBERIBE DISSE TAMBÉM QUE VAI TRABALHAR PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) O senador João Capiberibe lembrou que quando foi governador do Amapá, entre 1995 e 2002, promoveu uma política de desenvolvimento sustentável, garantindo a preservação de mais de 70 por cento das áreas de floresta do estado. João Capiberibe assumiu o mandato de senador nesta terça-feira e disse que vai se inteirar dos debates sobre o Código Florestal, que deve ser votado pelo Senado na próxima semana. Mas adiantou que deve ter uma postura em defesa da preservação ambiental.
 
(CAPIBERIBE) Tenho algumas ideias firmadas em defesa da preservação do patrimônio ambiental da sociedade brasileira.

(REPÓRTER) Outra posição política do senador João Capiberibe será, segundo ele próprio, a transparência e o controle social sobre os gastos públicos. Capiberibe foi autor da lei que obrigou os governos federal, estaduais e municipais e também os Poderes Judiciário e Legislativo a publicarem na internet os valores do orçamento e das despesas.
 
(CAPIBERIBE) Disponibilizou todas as suas receitas e as despesas detalhadas na internet, que a lei passou a obrigar que isso acontecesse, não só o governo federal, mas os estados e os municípios. Assim como o Legislativo, o Judiciário. Todos os entes públicos passaram a disponibilizar essas informações na rede.
 
(REPÓRTER) Agora, João Capiberibe quer que os cidadãos possam saber exatamente quanto pagam de impostos na compra de bens e serviços. Ele defende que os preços dos produtos sejam anunciados sem o valor dos impostos, que só será somado na hora do pagamento.
 
(CAPIBERIBE) E depois então serão acrescidos os cinco impostos, porque esses são os possíveis, os factíveis de ser apurados e incluídos lá no valor final do produto. É o ICMS, o IPI, o Imposto Sobre Importação, a CIDE e o ISS.
 
(REPÓRTER) O projeto de lei com esse teor será formalizado pelo senador João Capiberibe nos próximos dias.
30/11/2011, 04h52 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 04h52
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00