Investimento na educação de funcionários será descontado no IR — Rádio Senado

Investimento na educação de funcionários será descontado no IR

LOC: OS EMPREGADORES QUE INVESTIREM NA QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS PODERÃO TER DESCONTO NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR AÉCIO NEVES, DO PSDB DE MINAS GERAIS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:

(REPÓRTER): O senador Aécio Neves decidiu apresentar a proposta depois de ficar sabendo que os empresários que investem na educação de seus funcionários acabam pagando mais tributos do que aqueles que não fazem isso. É que os fiscais da Previdência Social e do Trabalho passaram a considerar a iniciativa como pagamento de salário indireto. Pela proposta do senador mineiro, a empresa empregadora que custear o ensino dos trabalhadores, em qualquer área e nível de escolaridade terá descontado o valor pago no imposto de renda da Pessoa Jurídica. O senador acredita que a medida será um estímulo à qualificação do empregado. Ele lembrou ainda que no Brasil o único segmento que teve superávit na taxa de emprego no último ano foi o de trabalhadores que recebem até dois salários mínimos mensais. Para o senador é preciso garantir investimentos que mudem esses números. 

(AÉCIO NEVES): O Brasil precisa de salários maiores e empregos qualificados. Por isso uma das propostas é exatamente esta que estimula os empresários a qualificarem a sua própria mão de obra e como? Através de isenções fiscais. Então nós estamos permitindo que o trabalhador de baixo salário hoje possa dentro da própria empresa, no horário adequado possa ser melhor qualificado e a empresa terá isenção fiscal em razão disso.

(REPÓRTER): O senador Aécio Neves afirmou que é preciso usar todas as forças e instrumentos para que o Brasil possa resolver de uma vez por todas a baixa qualificação da mão de obra. Ele lembrou que em comparação a outros Países do Mundo e principalmente, em relação aos países vizinhos, os brasileiros são os menos qualificados para o desempenho de suas atividades.
30/11/2011, 05h27 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 05h27
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00