Projeto do novo código deve ter texto alterado durante análise no Plenário — Rádio Senado

Projeto do novo código deve ter texto alterado durante análise no Plenário

LOC: O PROJETO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL, JÁ APROVADO PELAS COMISSÕES DO SENADO, DEVE TER SEU TEXTO ALTERADO DURANTE A ANÁLISE NO PLENÁRIO.

LOC: SENADORES DEFENDEM APROVAÇÃO DE EMENDA QUE INCLUI A AQUICULTURA ENTRE AS ATIVIDADES CONSIDERADAS DE INTERESSE SOCIAL. REPORTER CELSO CAVALCANTI.
 
Durante a análise da matéria na comissão de meio ambiente, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, apresentou emenda ao projeto para excluir os biomas apicuns e salgados da classificação de área de preservação permanente. Esses biomas abrigam, em regiões como Norte e Nordeste, produções de camarão e de sal, e o objetivo da emenda era que essas atividades fossem consideradas de interesse social, o que iria garantir a legalidade para quem trabalha nessas áreas. A proposta foi defendida pelo senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte.

(JOSÉ AGRIPINO) nós estamos nesse momento com um problema, e a nós cabe encontrara a solução, solução política, sem agressão ao meio ambiente. É garantir independente de qualquer tipo de dúvida, garantia que os apicuns e os salgados, os salgados abrigam as salinas, os apicuns abrigam abrigam os empregos daqueles que criam camarão, garantir no Código Florestal de que eles terão seus direitos preservados.
 
(REPÓRTER) O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que juntamente com o senador Jorge Viana, do PT do Acre, relatou a matéria nas comissões do Senado, apelou para que a discussão ficasse para o plenário, de modo a permitir que o projeto fosse votado da forma que estava na comissão de Meio Ambiente.
 
(LUIZ HENRIQUE) que esse destaque fosse retirado, que fosse reapresentado em plenário dentro do espaço adequado, colocando a aqüicultura no interesse social, e tanto o senador Jorge Viana como eu vamos dar nosso parecer veemente pela aprovação.

(REPÓRTER) O senador Flexa Ribeiro concordou em retirar a emenda na comissão, mas reiterou a intenção de resolver o assunto durante a análise em Plenário.
 
(FLEXA) Vamos aguardar em Plenário que os senadores façam a emenda considerando a aquicultura como de interesse social para resolver essa questão, porque não é só o nordeste, o estado do Pará e o estado do Amapá têm um potencial para a cacinicultura enorme.

(REPÓRTER) A expectativa é de que a votação do novo código florestal possa ser feita no plenário do Senado já na próxima terça ou quarta-feira.
25/11/2011, 05h10 - ATUALIZADO EM 25/11/2011, 05h10
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00